PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

quinta-feira, 9 de julho de 2015

PaleoImagem e ZooAção: contribuindo para inovação do ensino de ciências.

Por Bruno Montezano Ramos
No dia 2 do mês de julho, realizou-se um jogo didático como ferramenta facilitadora do processo de ensino/aprendizagem na turma 61 da Escola Presidente João Goulart. O jogo tem a vantagem de ter fácil aplicabilidade, pois consiste em uma adaptação do clássico jogo de desenho e adivinhação através de mímicas, “IMAGEM & AÇÃO”.
Primeiramente, foi elaborada uma aula expositiva que oportunizou a revisão de conceitos de paleontologia, conteúdo trabalhado pela professora regente. Os estudantes demonstraram-se curiosos e interessados no conteúdo, fazendo vários questionamentos sobre a fauna e a flora que habitou a Terra nos diferentes períodos geológicos.
Logo após, executou-se a apresentação visual do jogo denominado, “PaleoImagem & ZooAção”, bem como suas regras e desafios a serem enfrentados.  Observou-se que os alunos possuem o domínio do conteúdo trabalhado em sala de aula e expressaram-se bem através de mímicas e desenhos. O jogo despertou o interesse em todos, pois ficaram bem agitados e participativos durante a brincadeira.














Portanto, esta intervenção obteve como finalidade, despertar a capacidade crítica e a criatividade dos estudantes, salientando que foi fundamental a mediação do professor/pibidiano no processo ensino/aprendizagem durante a execução do jogo didático.


Figura 1. Realização do embasamento teórico, aula expositiva, onde os alunos mostraram que possuem o domínio do conteúdo abordado.


Figura 2. Momento em que começa o jogo. Um aluno de cada equipe orientado pelo pibidiano foi escolhido para fazer à mímica ou o desenho para ser adivinhado pelos colegas. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário