PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Meio Ambiente: Preservação da água

Meio Ambiente: Preservação da água
Nataly B. Duarte

Temos um rico país no que diz respeito à água, possuindo a maior reserva de água doce do planeta (PENA, 2017). No entanto, parte de água já está poluída ou não é disponível para o uso, assim, este assunto é de grande importância de ser trabalhado nas instituições de ensino, pois é na escola que a educação também é transferida em prol da formação de cidadãos conscientes de seus deveres para com a sociedade e com o meio ambiente.

A atividade ocorreu em três dias diferentes em três etapas, dispondo de três horas o total. Realizou-se a primeira etapa no dia 25 de agosto, a segunda etapa realizou-se no dia 31 de agosto e por fim a terceira etapa realizou-se no dia 01 de setembro na E.M.E.F. Presidente João Goulart com a turma 60 do 6° ano do turno da manhã.
          No primeiro momento os alunos tiveramuma aula expositiva onde lhes foi explicado sobre a água no planeta, características da água potável, economia, informações e curiosidades em volta deste tema juntamente com um pequeno vídeo (FIGURAS 1, 2 e 3). Logo após, no mesmo dia, houve uma roda de conversa com os alunos sobre todos os assuntos comentados na primeira etapa, isso serviu para discutirmos o assunto abordado e selecionarmos as questões para o jogo didático (FIGURAS 4 e 5).
          No segundo momento, os alunos montaram um jogo didático em prol de ser um recurso de auxílio na aprendizagem deste tema, suas informações e curiosidades gerais, a montagem do jogo ocorreu juntamente com uma confraternização entre os alunos (FIGURA 6).
         Por fim, no terceiro momento, os alunos colocaram em prática o que fizeram, dividiram-se em dois grupos e jogaram o jogo no qual os mesmos planejaram e montaram nas atividades anteriores (FIGURAS 7 e 8).
       Como forma de avaliação foi observado o interesse dos alunos na participação tanto da aula expositiva quando da roda de conversa e na realização do jogo.

Fig 1. Alunos assistindo a aula expositiva.

Fig2. Alunos assistindo a aula expositiva.

Fig3. Vídeo sendo apresentado aos alunos.

Fig4. Roda de conversa e interação.

Fig5. Roda de conversa e interação.

Fig6. Produção e desenvolvimento do jogo.

Fig7. Alunos realizando o jogo.

Fig8. Jogo desenvolvido e confeccionado pelos alunos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário