PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

terça-feira, 3 de abril de 2012

I ENCONTRO NACIONAL PIBID/UNISINOS e I ENCONTRO DE LICENCIATURAS UNISINOS

Nos dias 22 e 23 de março alunos de 24 instituições brasileiras de Ensino Superior reuniram-se na Unisinos para participar do I Encontro Nacional e do I Encontro das Licenciaturas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) - Unisinos. O encontro, que contou com palestras, apresentações de pôsteres e oficinas, contribuiu para a troca de conhecimento e experiência dos participantes.

O Encontro  discutiu os principais desafios da docência contemporânea e oportunizou trocas de experiências entre as instituições participantes do Programa.

Acadêmicas do curso de Ciências Biológicas - UNIPAMPA campus São Gabriel.

A cerimônia de abertura foi realizada na manhã de quinta-feira (22/3) no Anfiteatro Padre Werner. Na ocasião, o reitor, padre Marcelo Fernandes de Aquino, saudou todos os presentes. “Temos um forte compromisso com a qualificação da carreira docente. Mesmo com as constantes mudanças na sociedade, é preciso entender que as famílias continuarão a confiar a educação de seus filhos aos professores. Ficamos muito felizes em recebê-los na Unisinos”, disse.
Os alunos do curso de Letras fizeram uma apresentação que reuniu dança, teatro e poesia e arrancou aplausos de quem estava no local. A palestra de abertura, ministrada pela professora Fernanda Litvin Villas Boas, tratou a temática “Formação compartilhada entre a escola e a universidade: as potencialidades do Pibid na formação docente”. 

À tarde, foram realizadas exposições, comunicações orais onde o Trabalho "Répteis e Anfíbios: Conhecer para Preservar" foi apresentado pela Acadêmica do curso de Ciências Biológicas-Licenciatura e bolsista PIBID Lucieli Lopes Marques, o trabalho falava sobre a atividade  realizada na Escola José Sampaio Marques Luz sobre Répteis e Anfíbios, o trabalho foi bem aceito pelos ouvintes e dominou os debates, os ouvintes ficaram bastante curiosos quanto as lendas existentes em nossa região, muitas delas desconhecidas da maioria dos presentes.

Apresentação do Trabalho Répteis e Anfíbios: Conhecer para preservar!
Apresentação do Trabalho Répteis e Anfíbios: Conhecer para preservar!
Também participaram do evento as Acadêmicas do Curso de Ciências Biológica e bolsistas PIBID Andressa Veras e Ana Rita Gomes. As Acadêmicas representaram os bolsistas da UNIPAMPA campus São Gabriel. 

Lucieli, Andressa e Ana, Bolsistas PIBID Ciências Biológicas - UNIPAMPA
 No início da noite a Orquestra Municipal de Picada Café fez uma linda apresentação e encerrando a noite o Prof. Dr. Silvio Gallo - UNICAMP/SP ministrou a palestra "A formação docente frente às demandas contemporâneas: as licenciaturas em questão".

Orquestra Municipal de Picada Café

Na sexta-feira (23/3), foram realizadas 35 oficinas no turno da manhã. Mais adiante, uma mesa-redonda com representantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) reuniu os participantes no Anfiteatro Padre Werner. A seguir, a banda da Escola M. E. F. Professora Maria Gusmão Britto, de São Leopoldo, subiu ao palco para uma apresentação musical.
A docente Beatriz Daudt Fischer, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisinos, finalizou as atividades do evento com uma palestra sobre as potencialidades do Pibid. “O programa está sendo mobilizador. Ele nos permite refletir sobre o que é lecionar e como promover uma escola de qualidade. Além disso, é um sonho e representa muito para todos nós”, afirmou.

Elí Fabris, coordenadora institucional do programa na universidade, destacou: “O Pibid proporciona uma troca de experiências ímpar, e os resultados são visíveis. Os participantes da Unisinos, por exemplo, estão se mobilizando cada vez mais para organizar eventos e recepcionar pessoas de instituições do Brasil inteiro”.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário