PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

domingo, 25 de dezembro de 2011

Atividades do PIBID em 2011 na Escola Carlota Vieira da Cunha

REVITALIZAÇÃO DO LABORATÓRIO

O laboratório da escola ganhou “cara nova”, com novos materiais e um espaço físico melhorado para propiciar melhor atendimento aos alunos. 
Painel informativo com animais e plantas ameaçados de extinção no laboratório.
Bolsistas trabalhando na revitalização do laboratório .


MURAL CANTINHO DA CIÊNCIAS

O mural Cantinho da Ciências, ganhou nova versão no ano de 2011, com espaço para informações científicas (sua idéia principal), bem como dividirá  espaço com informações oferecidas pela escola. 

Mural Cantinho da Ciências 

PRÁTICAS ESCOLARES EM SALA DE AULA

   Foram realizadas diversas práticas em sala de aula, de acordo com o conteúdo trabalhado pelo professor. 

Prática sobre Ph com alunos da 8° série .

Jogo da Memória sobre reciclagem com alunos da 2° série e Prática sobre bactérias e vírus com alunos da 7° série.
Prática com 7° série sobre microrganismos. 

PALESTRAS

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Com o intuito de ter uma melhor conscientização pelo meio ambiente, foi realizado palestras sobre Educação Ambiental com os alunos da escola. Os alunos responderam um questionário em que puderam ser avaliados sobre o que sabem sobre reciclagem e como é o acompanhamento em casa. 

Alunos respondendo à questionário e Bolsista  palestrando sobre Ed. Ambiental. 
COMEMORAÇÃO DA SEMANA DA PÁTRIA 

ECOLOGIA DO BRASIL
Para comemorar a Semana da Pátria, o PIBID da Escola Municipal Carlota Vieira da Cunha realizou uma palestra sobre a “Ecologia do Brasil”, para as turmas de 8ª série do ensino fundamental no dia 12 de setembro, com a presença do Prof. Dr. Rubem Samuel de Ávila Jr., da Universidade Federal do Pampa, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia, Mestrado em Botânica pelo Instituto de Pesquisa Jardim Botânico e Doutor em Biologia Vegetal pela Unicamp. A palestra além de ter o enfoque na conservação dos biomas constituintes do nosso país, ofereceu a possibilidade de mostrar aos alunos a cultura brasileira do país acerca da preservação do meio ambiente

Professor Rubem na palestra com alunos da 8° série.
Professor Rubem, equipe PIBID e alunos da 8° série.
COMEMORAÇÃO DA SEMANA FARROUPILHA

ECOLOGIA DO PAMPA

Em comemoração a Semana Farroupilha, o Prof. Dr. Tiago Gomes dos Santos, da Universidade Federal do Pampa, formado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria, Mestrado em Biologia Animal pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela mesma instituição. O professor esteve presente no dia 16 de setembro na Escola Municipal Carlota Vieira da Cunha, através do convite das bolsistas PIBID, realizando uma palestra para os alunos de 5ª e 6ª séries do ensino fundamental, sobre a “Ecologia do Pampa”, enfatizando aos alunos a conservação deste bioma, do qual o município de São Gabriel faz parte, apresentando também suas características de fauna e flora.

Professor Tiago na palestra com alunos da  5° e 6° série.


PALESTRA PALEONTOLOGIA - FÓSSEIS

O grupo de Trabalho de Paleontologia da Unipampa, orientados pelo Professor Sérgio Dias, realizaram palestras com os alunos da escola, em que puderam mostrar um pouco mais sobre o ramo da paleontologia, bem como dar uma explicação sobre os fósseis. 
Alunos do turno da manhã durante a palestra de Paleontologia.
Palestra de Paleontologia.
Exposição de material para os alunos. 
Material didático utilizado na palestra. 

MOSTRA PEDAGÓGICA

A mostra foi desenvolvida nas séries iniciais e finais do ensino fundamental com o desenvolvimento do tema Alimentação Saudável e Sustentável. Com a organização e orientação dos bolsistas, os projetos de trabalho foram desenvolvidos ao longo do ano letivo.
Coordenador: Prof. Jerônimo Sartori; Supervisora: Maria Aparecida Lousada; Bolsistas: Camila Buchard, Fernanda Gallon, Letízia Paim, Luciana Catardo.
Alunos do Pré confeccionando cartazes sobre o assunto e Alunos do Pré no refeitório da escola cozinhando uma sopa saudável. 

Mostra Pedagógica: Cartaz do Pré- escolar  “Você é o que você come.”
Comissão Avaliadora dos trabalhos expostos e alunos da Pré-escola com o trabalho “ Tudo de Bom”.
Professor e alunos com seus trabalhos realizados. 

COLETAS DE MATERIAIS

Ao longo do ano, foram realizadas coletas de materiais para serem utilizados em trabalhos com os alunos. Entre estas coletas, pode-se citar insetos para trabalhos em sala de aula, materiais recicláveis para trabalhos com maneiras diferentes de reaproveitá-los, fotos, utilizadas como banco de imagens para serem trabalhadas em sala de aula e palestras. 

Imagens  tiradas em Sant’Ana do Livramento.

Atividades do PIBID em 2011 na Escola José Sampaio Marques Luz

Semana do Meio Ambiente 

Os bolsistas PIBID da Escola José Sampaio Marques Luz organizaram a Semana do Meio Ambiente que aconteceu no período de 30 de maio a 3 de junho de 2011. Nesta semana, acontecerem diversas palestras, jogos e diversas oficinas.
Uma das palestras da semana do Meio Ambiente foi com o Sargento Vargas sobre o Policiamento Ambiental e o Tráfico de animais silvestres para alunos do ensino médio.

Sgt Vargas com bolsistas e Coordenador do PIBID Ciências Biológicas. 

Projeto  Animais Atropelados: conscientização ecológica

Várias palestras e aulas práticas no laboratório de ciências foram desenvolvidas na escola, com o projeto  Animais Atropelados: conscientização ecológica.

Crianças recebem informações acerca dos animais atropelados e seu impacto no meio ambiente.

I Seminário Internacional de Educação em Ciências

Aconteceu no período de 13 à 15 de julho o I Seminário Internacional de Educação em Ciências da Universidade Federal de Rio Grande- FURG, vários trabalhos foram apresentados pelos bolsistas PIBID  da escola José Sampaio Marques Luz.


Bolsistas que apresentaram trabalhos no evento.

 Projeto de Educação Ambiental 
O projeto de Educação Ambiental teve como finalidade conscientizar os alunos sobre a importância da reciclagem. Com isso, foram mostrados vídeos educativos e após os alunos confeccionaram brinquedos e objetos com materiais recicláveis.Também foram realizadas atividades no pátio da escola, com jogos didáticos.


Alunos assistem a vídeos educativos. 

Alunos brincam com jogos didáticos e aprendem a cuidar do meio ambiente.

Alunos mostram os objetos confeccionados com materiais recicláveis. 


REVISANDO CONTEÚDOS ATRAVÉS DE JOGOS CONFECCIONADOS COM MATERIAIS RECICLÁVEIS

Os problemas ambientais vivenciados no mundo nos últimos anos têm causado inúmeros questionamentos no ambiente escolar. Por isso, viu-se a necessidade de conscientizar os educandos sobre aos impactos causados à natureza. Sabemos que os jogos são uma maneira de encantar as crianças e os adultos, que podem ser utilizados para o desenvolvimento criativo e intelectual do individuo. É possível, também, com os jogos aguçar as sensibilidades e competências como o pensar, criar, tocar, ver, entre outros. Nesta linha de pensamento foram criados jogos didáticos para o ensino de ciências com materiais recicláveis, evitando assim o seu desperdício.
A atividade teve como objetivo, conscientizar os alunos da importância que cada um tem na preservação do meio ambiente, com vista a uma melhor qualidade de vida, revisar os conteúdos de ciências e conhecimentos gerais vistos em sala de aula, tornando o ensino mais dinâmico e atrativo por intermédio dos jogos, estimulando o processo de conhecimento do aluno acerca das questões ambientais de acordo com o contexto, com sua realidade.

No jogo de cartas foram utilizados dois baralhos, folhas de rascunhos e recortes de imagens de revistas. Em algumas cartas há características de grupos animais e em outras as imagens dos animais correspondentes, pode ser jogado em grupo de até cinco alunos. 



Material utilizado para confecção das cartas (folha rascunho e baralho velho) e as cartas já confeccionadas (com a imagem de animais e suas características).

Bolsistas explicando com que material tinha sido confeccionado, e para que finalidade e como seria o jogo.


Alunos jogando.

No outro jogo, a trilha, os alunos tiveram participação na confecção foram utilizadas varias caixas de papelão, as quais foram recortadas para fazer as “casas” da trilha e o dado, recortes de revistas para fazer o número correspondente a cada casa. Os próprios alunos funcionam como “peças” do jogo. Para algumas casas foram feitas perguntas como forma de revisar os conhecimentos dos educandos, e estas relacionadas ao conteúdo de ciências e conhecimentos gerais vistos em sala de aula. Para cada pergunta respondida corretamente o aluno avançava uma casa e caso errasse permanecia no mesmo lugar. Em outras casas havia consequências positivas ou negativas relacionadas ao meio ambiente. Houve grande participação por parte dos alunos e interação entre colegas, pois é uma atividade diferenciada das que normalmente estavam acostumados a realizar.
Material utilizado para confecção e a confecção do dado.

Material utilizado para confeccionar as “casas” e os alunos participando da confecção junto com os bolsistas.

                        Os educandos confeccionando a trilha.

A trilha pronta, as perguntas escritas em pedaços de papelões e os educando jogando.

Na mostra pedagógica a trilha teve grande procura pelos educandos.