PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

domingo, 25 de dezembro de 2011

Atividades do PIBID em 2011 na Escola José Sampaio Marques Luz

Semana do Meio Ambiente 

Os bolsistas PIBID da Escola José Sampaio Marques Luz organizaram a Semana do Meio Ambiente que aconteceu no período de 30 de maio a 3 de junho de 2011. Nesta semana, acontecerem diversas palestras, jogos e diversas oficinas.
Uma das palestras da semana do Meio Ambiente foi com o Sargento Vargas sobre o Policiamento Ambiental e o Tráfico de animais silvestres para alunos do ensino médio.

Sgt Vargas com bolsistas e Coordenador do PIBID Ciências Biológicas. 

Projeto  Animais Atropelados: conscientização ecológica

Várias palestras e aulas práticas no laboratório de ciências foram desenvolvidas na escola, com o projeto  Animais Atropelados: conscientização ecológica.

Crianças recebem informações acerca dos animais atropelados e seu impacto no meio ambiente.

I Seminário Internacional de Educação em Ciências

Aconteceu no período de 13 à 15 de julho o I Seminário Internacional de Educação em Ciências da Universidade Federal de Rio Grande- FURG, vários trabalhos foram apresentados pelos bolsistas PIBID  da escola José Sampaio Marques Luz.


Bolsistas que apresentaram trabalhos no evento.

 Projeto de Educação Ambiental 
O projeto de Educação Ambiental teve como finalidade conscientizar os alunos sobre a importância da reciclagem. Com isso, foram mostrados vídeos educativos e após os alunos confeccionaram brinquedos e objetos com materiais recicláveis.Também foram realizadas atividades no pátio da escola, com jogos didáticos.


Alunos assistem a vídeos educativos. 

Alunos brincam com jogos didáticos e aprendem a cuidar do meio ambiente.

Alunos mostram os objetos confeccionados com materiais recicláveis. 


REVISANDO CONTEÚDOS ATRAVÉS DE JOGOS CONFECCIONADOS COM MATERIAIS RECICLÁVEIS

Os problemas ambientais vivenciados no mundo nos últimos anos têm causado inúmeros questionamentos no ambiente escolar. Por isso, viu-se a necessidade de conscientizar os educandos sobre aos impactos causados à natureza. Sabemos que os jogos são uma maneira de encantar as crianças e os adultos, que podem ser utilizados para o desenvolvimento criativo e intelectual do individuo. É possível, também, com os jogos aguçar as sensibilidades e competências como o pensar, criar, tocar, ver, entre outros. Nesta linha de pensamento foram criados jogos didáticos para o ensino de ciências com materiais recicláveis, evitando assim o seu desperdício.
A atividade teve como objetivo, conscientizar os alunos da importância que cada um tem na preservação do meio ambiente, com vista a uma melhor qualidade de vida, revisar os conteúdos de ciências e conhecimentos gerais vistos em sala de aula, tornando o ensino mais dinâmico e atrativo por intermédio dos jogos, estimulando o processo de conhecimento do aluno acerca das questões ambientais de acordo com o contexto, com sua realidade.

No jogo de cartas foram utilizados dois baralhos, folhas de rascunhos e recortes de imagens de revistas. Em algumas cartas há características de grupos animais e em outras as imagens dos animais correspondentes, pode ser jogado em grupo de até cinco alunos. 



Material utilizado para confecção das cartas (folha rascunho e baralho velho) e as cartas já confeccionadas (com a imagem de animais e suas características).

Bolsistas explicando com que material tinha sido confeccionado, e para que finalidade e como seria o jogo.


Alunos jogando.

No outro jogo, a trilha, os alunos tiveram participação na confecção foram utilizadas varias caixas de papelão, as quais foram recortadas para fazer as “casas” da trilha e o dado, recortes de revistas para fazer o número correspondente a cada casa. Os próprios alunos funcionam como “peças” do jogo. Para algumas casas foram feitas perguntas como forma de revisar os conhecimentos dos educandos, e estas relacionadas ao conteúdo de ciências e conhecimentos gerais vistos em sala de aula. Para cada pergunta respondida corretamente o aluno avançava uma casa e caso errasse permanecia no mesmo lugar. Em outras casas havia consequências positivas ou negativas relacionadas ao meio ambiente. Houve grande participação por parte dos alunos e interação entre colegas, pois é uma atividade diferenciada das que normalmente estavam acostumados a realizar.
Material utilizado para confecção e a confecção do dado.

Material utilizado para confeccionar as “casas” e os alunos participando da confecção junto com os bolsistas.

                        Os educandos confeccionando a trilha.

A trilha pronta, as perguntas escritas em pedaços de papelões e os educando jogando.

Na mostra pedagógica a trilha teve grande procura pelos educandos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário