Semana do Meio Ambiente
Os bolsistas PIBID da Escola José Sampaio Marques Luz organizaram a Semana do Meio Ambiente que aconteceu no período de 30 de maio a 3 de junho de 2011. Nesta semana, acontecerem diversas palestras, jogos e diversas oficinas.
Uma das palestras da semana do Meio Ambiente foi com o Sargento Vargas sobre o Policiamento Ambiental e o Tráfico de animais silvestres para alunos do ensino médio.
Sgt Vargas com bolsistas e Coordenador do PIBID Ciências Biológicas. |
Projeto Animais Atropelados: conscientização ecológica
Várias palestras e aulas práticas no laboratório de ciências foram desenvolvidas na escola, com o projeto Animais Atropelados: conscientização ecológica.
Crianças recebem informações acerca dos animais atropelados e seu impacto no meio ambiente. |
I Seminário Internacional de Educação em Ciências
Aconteceu no período de 13 à 15 de julho o I Seminário Internacional de Educação em Ciências da Universidade Federal de Rio Grande- FURG, vários trabalhos foram apresentados pelos bolsistas PIBID da escola José Sampaio Marques Luz.
Bolsistas que apresentaram trabalhos no evento. |
Projeto de Educação Ambiental
O projeto de Educação Ambiental teve como finalidade conscientizar os alunos sobre a importância da reciclagem. Com isso, foram mostrados vídeos educativos e após os alunos confeccionaram brinquedos e objetos com materiais recicláveis.Também foram realizadas atividades no pátio da escola, com jogos didáticos.
Alunos assistem a vídeos educativos. |
Alunos brincam com jogos didáticos e aprendem a cuidar do meio ambiente. |
Alunos mostram os objetos confeccionados com materiais recicláveis. |
REVISANDO CONTEÚDOS ATRAVÉS DE JOGOS CONFECCIONADOS COM MATERIAIS RECICLÁVEIS
Os problemas ambientais vivenciados no mundo nos últimos anos têm causado inúmeros questionamentos no ambiente escolar. Por isso, viu-se a necessidade de conscientizar os educandos sobre aos impactos causados à natureza. Sabemos que os jogos são uma maneira de encantar as crianças e os adultos, que podem ser utilizados para o desenvolvimento criativo e intelectual do individuo. É possível, também, com os jogos aguçar as sensibilidades e competências como o pensar, criar, tocar, ver, entre outros. Nesta linha de pensamento foram criados jogos didáticos para o ensino de ciências com materiais recicláveis, evitando assim o seu desperdício.
A atividade teve como objetivo, conscientizar os alunos da importância que cada um tem na preservação do meio ambiente, com vista a uma melhor qualidade de vida, revisar os conteúdos de ciências e conhecimentos gerais vistos em sala de aula, tornando o ensino mais dinâmico e atrativo por intermédio dos jogos, estimulando o processo de conhecimento do aluno acerca das questões ambientais de acordo com o contexto, com sua realidade.
No jogo de cartas foram utilizados dois baralhos, folhas de rascunhos e recortes de imagens de revistas. Em algumas cartas há características de grupos animais e em outras as imagens dos animais correspondentes, pode ser jogado em grupo de até cinco alunos.
Material utilizado para confecção das cartas (folha rascunho e baralho velho) e as cartas já confeccionadas (com a imagem de animais e suas características). |
Bolsistas explicando com que material tinha sido confeccionado, e para que finalidade e como seria o jogo. |
Material utilizado para confecção e a confecção do dado. |
Material utilizado para confeccionar as “casas” e os alunos participando da confecção junto com os bolsistas. |
Os educandos confeccionando a trilha. |
A trilha pronta, as perguntas escritas em pedaços de papelões e os educando jogando. |
Na mostra pedagógica a trilha teve grande procura pelos educandos. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário