PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

terça-feira, 10 de abril de 2012

Sistema Solar



A terra é um planeta que gira em torno do sol, junto com a terra giram mais oito planetas em torno do sol, este conjunto forma o sistema solar. Enquanto a terra gira ela é iluminada pelo sol, o lado da terra que recebe luz diretamente e fica claro é dia enquanto que o lado que não recebe luz diretamente e fica escuro é noite. O movimento de rotação que a terra faz em torno de si mesma, resultando no dia e na noite, é um movimento de rotação, que dura 24 horas, já o movimento que a terra faz em torno do sol chama-se translação e dura 365 dias (1 ano). Estes dois movimentos acontecem juntos.

A prática foi realizado com alunos da escola Marques Luz e teve como objetivo mostrar de forma simples e com matérias de baixo custo como acontece os movimentos da terra e como podemos percebê-los em nosso dia-a-dia.

Os materiais utilizados: 
- 1 bola de isopor (pode sem um objeto redondo ou laranja). 
- 1 vela;
- 1 pedaço de barbante;
- 1 palito de churrasco;
- 1 pires;
- Figuras pequenas (ex:.bonequinho, arvore, animal, lago);
- Fita adesiva;

Montando o experimento:
- Passe o palito pelo centro da bola de isopor. 
- Se necessário use o barbante para amarrar a bola de isopor ao palito.
- Prenda as figuras na bola usando a fita adesiva. 
- Acenda uma vela e coloque-a no centro do pires. 


Prática:
- A Bola de isopor é sua terra e a vela, o sol. Encoste uma das pontas do palito na mesa. Incline um pouquinho e gire bem devagar. 
- Você perceberá que o lado da bola que passa em frente da luz fica iluminado e o outro fica escuro. 
Você girou a bola de isopor em torno de si mesma. Agora gire-a em torno da vela, fazendo os dois movimentos ao mesmo tempo. 


Através desta prática os alunos puderam observar como ocorre os movimentos da terra. 


                                           







Os alunos também construíram um sistema solar com massinha de modelar e isopor, eles pintaram e durante a confecção do material eles receberam informações a respeito do sistema solar, também foi feito perguntas a respeito do tema trabalhado o que evidenciou que os alunos prestaram atenção a todas as explicações.    

Alunos construindo o modelo didática. 

Sistema solar construído pelos alunos. 
Alunos com o modelo didático do Sistema Solar. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário