PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

sábado, 25 de maio de 2013

Alfabetização Interdisciplinar

A alfabetização interdisciplinar o popular reforço, é um apoio que as bolsistas ID do subprojeto Ciências Biológicas oferecem aos alunos das séries iniciais, que possuem alguma dificuldade no aprendizado. É realizada atividades com temas relacionados a higiene, 3 R's e confecção de objetos com materiais recicláveis, como porta lápis. Além disso trabalha diretamente com as disciplinas em que os alunos possuem dificuldades.
 Os impactos das ações são imediatos e progressivos, pois, as atividades desenvolvidas no reforço proporcionam o aluno com rendimento escolar baixo ser atuante e construtor do próprio conhecimento, superando suas dificuldades.

 Aprendendo o alfabeto de forma lúdica 
 Autores de suas histórias
 Todos realizam as atividades propostas.
Tirar dúvidas também faz parte

terça-feira, 7 de maio de 2013

Reciclando para a vida - PROJETO MINUANO



            Foi realizado nos dias 02 e 03 de Abril no Parque das Carretas , a " Mostra Estudantil Municipal de Trabalhos Feitos à partir de Materiais Recicláveis Sepé Tiarajú" . Essa Mostra faz parte do Projeto Minuano. A Escola Municipal Carlota Vieira da Cunha, participou do evento que contou com a participação dos alunos do Clube de Ciências da escola, e tambpem com os alunos do 6º ano, 7ª e 8ª séries, com o projeto RECICLANDO PARA A VIDA, feito pelos alunos com a ajuda das bolsistas ID e a Supervisora do PIBID, para confeccionar os materiais. Este foi um evento que contou com a participação dos catadores de materiais recicláveis do município, bem como representantes do poder público, entidades empresariais, sindicais e sociais de diversos municípios parceiros do projeto e contou também com a participação de outras escolas. O Evento foi aberto ao público e visitação de outras entidades escolares do município.
          

Fig. 1 Alunos da Escola Carlota fazendo apresentação dos trabalhos realizados.

Fig. 2 Cartazes e materiais feitos à partir de materiais recicláveis.

Fig. 3 Alunos do Clube de Ciências.

Fig. 4 Alunos de outras escolas visitando o estande e jogando.

Fig. 5 Reconhecendo seu Lixo.

Fig. 6 Alguns objetos e óleo usado para fazer sabão.

Fig. 7 Brinquedos feitos de material reciclável.

Fig. 8 Outros objetos feitos à partir de material reciclável.

Fig. 9 Puff feito a partir de Pneus.

Fig. 10 Mostra de trabalhos.

Fig. 11 Alunos que participaram do evento.


quinta-feira, 2 de maio de 2013

PROJETO COMPOSTAGEM


A compostagem é o processo de reciclagem da matéria orgânica que propicia um destino útil para os resíduos orgânicos, evitando sua acumulação em aterros e melhorando a estrutura dos solos. Esse processo permite dar um destino aos resíduos orgânicos domésticos, como restos de comidas e resíduos do jardim.
A partir desta definição esta sendo realizado na escola este processo de reciclagem juntamente com as turmas de Ensino fundamental. Com o objetivo de reaproveitamento das sobras da merenda ofertada aos alunos e  assim como a conscientização dos mesmos quanto ao destino das sobras dos alimentos e como podemos utilizá-los da melhor forma possível.
Atualmente já estamos na etapa de depósito das sobras e cercamento do espaço que foi disponibilizado dentro da escola para efetuarmos o projeto.
Fig.1- Alunos trabalham na compostagem localizada no pátio da Escola. 


Projeto Alfabetização e interdisciplinaridade


O projeto está sendo desenvolvido na Escola José Sampaio Marques Luz, o projeto tem como público alvo  alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem, o objetivo principal deste trabalho é a recuperação estes  alunos com dificuldades ou com ritmo de aprendizagem diferentes.
As atividades são realizadas em turno inverso com atendimento individualizado ou em grupo, e a maioria das atividades envolvem temas ecológicos.

Fig.1 - Atividade na sala de informática.

Fi9g. 2 - Boliche da matemática feito com material reciclável.

Fig. 3 - Vídeo "Sid o sementinha".

Você sabe onde o lixo vai parar?

No dia 11 de abril, os alunos do 5° ano do turno da tarde, fizeram uma visita ao Museu Nossa Senhora do Rosário Bom Fim, onde foi desenvolvido o projeto “Você sabe onde o lixo vai parar?”.
O objetivo do trabalho, foi de despertar nos alunos e a comunidade local a importância do destino correto dos resíduos sólidos e de que praticamente quase todos os resíduos sólidos podem ser reaproveitados, podendo inclusive, ser usado na confecção de materiais alternativos e na compostagem.

Fig. 1 - Alunos Chegam ao Museu. 

Fig. 2 - O Evento foi realizado pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA /SG.

Fig. 3 - Alunos assistem à palestra. 
Fig. 4 - Alunos participam de atividades para testar os conhecimentos sobre o destino do lixo.

fig. 5 - Alunos da 5ª Série da Escola José Sampaio Marques Luz.

REAPROVEITAMENTO DE ALIMENTOS: ALTERNATIVA PARA CONTER O DESPERDÍCIO E REFORÇAR O CARDÁPIO


Desenvolver hábitos e atitudes através de práticas pedagógicas, na escola e na comunidade, possibilita um repensar de ações conscientes em relação o que estamos fazendo para a melhoria da nossa qualidade de vida. Baseando-se nessa consideração, é que o projeto de reaproveitamento de alimentos (cascas, folhas, talos) trás uma alternativa para conter o desperdício e reforçar o cardápio da comunidade envolvida a partir de receitas saborosas e plenamente viáveis, usando ingredientes do dia-a-dia das pessoas.
No decorrer do projeto existem atividades teóricas e práticas, dando ênfase ao aos 3 Rs Reduzir, Reutilizar e Reciclar pois, é através destes que podemos dar continuidade ao conhecimento adquirido com uma prática pedagógica voltada para a formação integral do aluno. Com a introdução da teoria e, consequentemente a prática, podemos desenvolver as potencialidades dos mesmos, no qual a aquisição de conhecimentos teóricos e empíricos trás a perspectiva de todos conhecerem os problemas ambientais existentes no meio em que vivem bem como, a utilização integral de alimentos nutritivos.

As atividades desenvolvidas no projeto foram:

  •  Conversa com os pais dos alunos para obter receitas que envolvessem o reaproveitamento de sobras de alimentos.
  •  Confecção de livros de receitas utilizando material reciclável (caixa de leite) para na decoração das capas dos livros;
  •  No dia da Amostra Municipal foram oferecidas algumas receitas prontas para as pessoas ali presentes degustarem;
  •  Foram distribuídas algumas unidades do livro de receitas entre o público presente.
  • Através deste projeto buscou-se a conscientização dos alunos e comunidade sobre da importância de reaproveitar de alimentos, assim como a reciclagem;


Fig. 1 - Alunos apresentam o trabalho na Mostra Estudantil Municipal de Trabalhos com Materiais Recicláveis- Sepé Tiaraju, realizada pelo Projeto Minuano. 

Fig. 2 - Alunos com a professora Claúdia e a bolsista Ana do PIBID. 
Fig. 3 - Visitantes do estande provam receitas feitas com alimentos reaproveitados.

SAIBA MAIS SOBRE O PROJETO MINUANO CLICANDO AQUI!