PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

quinta-feira, 2 de maio de 2013

REAPROVEITAMENTO DE ALIMENTOS: ALTERNATIVA PARA CONTER O DESPERDÍCIO E REFORÇAR O CARDÁPIO


Desenvolver hábitos e atitudes através de práticas pedagógicas, na escola e na comunidade, possibilita um repensar de ações conscientes em relação o que estamos fazendo para a melhoria da nossa qualidade de vida. Baseando-se nessa consideração, é que o projeto de reaproveitamento de alimentos (cascas, folhas, talos) trás uma alternativa para conter o desperdício e reforçar o cardápio da comunidade envolvida a partir de receitas saborosas e plenamente viáveis, usando ingredientes do dia-a-dia das pessoas.
No decorrer do projeto existem atividades teóricas e práticas, dando ênfase ao aos 3 Rs Reduzir, Reutilizar e Reciclar pois, é através destes que podemos dar continuidade ao conhecimento adquirido com uma prática pedagógica voltada para a formação integral do aluno. Com a introdução da teoria e, consequentemente a prática, podemos desenvolver as potencialidades dos mesmos, no qual a aquisição de conhecimentos teóricos e empíricos trás a perspectiva de todos conhecerem os problemas ambientais existentes no meio em que vivem bem como, a utilização integral de alimentos nutritivos.

As atividades desenvolvidas no projeto foram:

  •  Conversa com os pais dos alunos para obter receitas que envolvessem o reaproveitamento de sobras de alimentos.
  •  Confecção de livros de receitas utilizando material reciclável (caixa de leite) para na decoração das capas dos livros;
  •  No dia da Amostra Municipal foram oferecidas algumas receitas prontas para as pessoas ali presentes degustarem;
  •  Foram distribuídas algumas unidades do livro de receitas entre o público presente.
  • Através deste projeto buscou-se a conscientização dos alunos e comunidade sobre da importância de reaproveitar de alimentos, assim como a reciclagem;


Fig. 1 - Alunos apresentam o trabalho na Mostra Estudantil Municipal de Trabalhos com Materiais Recicláveis- Sepé Tiaraju, realizada pelo Projeto Minuano. 

Fig. 2 - Alunos com a professora Claúdia e a bolsista Ana do PIBID. 
Fig. 3 - Visitantes do estande provam receitas feitas com alimentos reaproveitados.

SAIBA MAIS SOBRE O PROJETO MINUANO CLICANDO AQUI!



















Nenhum comentário:

Postar um comentário