PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Conhecendo o Corpo Humano


A importância do conhecimento do corpo humano para as crianças é fundamental, pois estudos já mostraram que o respeito a si mesmo parte do conhecimento do próprio corpo, suas capacidades e limitações, e ao se conhecer, a criança torna-se capaz de relacionar-se com os seres vivos e o meio ambiente.
Através da aula de corpo humano com a turma 50 do 5º ano da Escola Instituto Estadual de Educação Menna Barreto abordamos o assunto deficiência física, pois ao introduzirmos o assunto partes do corpo humano (Cabeça, tronco e membros) nos deparamos com a realidade de quem não tem ou não é funcional esses membros tão valiosos que nos dão a oportunidade da locomoção e interação com o meio onde vivemos. Há pessoas que não possuem uma ou outra parte do corpo. Algumas já nasceram assim e outras, por algum acidente ou problema de saúde, deixaram de ter tais membros.
Assim, abordamos as leis criadas para a melhor qualidade de vida de quem tem que conviver com essa realidade de ser um portador de necessidades especiais. Debatemos estas leis e o cumprimento delas juntamente com a turma 50 da escola Menna Barreto, como a prioridade em fila para os portadores de deficiência física, vaga de estacionamento reservada para um carro que porta pessoa com deficiência física, rampa de acessibilidade em calçadas, barra de segurança em banheiros públicos como em escolas, hospitais, mercados, entre outros.
Após uma aula de Introdução e Locomoção do Corpo Humano construímos juntamente com as crianças de 5º ano da Escola Estadual Menna Barreto um mural sobre a deficiência física, com o objetivo de levar esse assunto para o resto da escola, assim todos alunos, professores e demais integrantes da escola ficam por dentro do tema. Além disso, na primeira aula com o tema Conhecendo o corpo Humano fizemos uma prática da célula da mucosa bucal, para as crianças conhecerem a célula eucariótica. Complementando essa aula foi explicada a estrutura do corpo humano, como a organização das células, tecidos, órgãos, e sistemas que funcionam de maneira integrada, em conjunto.

Nas atividades de conhecendo o corpo humano, trabalhamos com 20 alunos de 5º ano, eles gostaram muito de conhecer os direitos dos deficientes físicos, aprender sobre a célula humana e interagiram com o modelo didático de esqueleto que temos no laboratório da escola. Nessa atividade de construção do mural sobre deficiência física tentamos atingir toda a comunidade escolar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário