PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

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segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Como elaborar um projeto.


Realizou-se em Novembro uma aula para a turma de 3º ano do ensino médio com intuito de auxiliá-los para elaboração de projetos onde auxilie para a disciplina do novo ensino Politécnico. Entregamos para os alunos um cronograma de como fazer um relatório.
Levamos uma aula onde explanamos as partes de um projeto, passo a passo como elaborar um projeto. Abordamos primeiramente a importância da nova modalidade de ensino, onde propõe a formação de um aluno mais independente, capaz de associar, elaborar e pensar atividades interdisciplinares. Após foi explicado como elaborar um projeto. O impacto da atividade foi de pequeno alcance, pois houve pouco envolvimento e atenção dos estudantes nas atividades propostas.

Temos grandes perspectivas de continuar esse trabalho, pois a elaboração de projetos faz parte do novo ensino politécnico, onde os alunos conseguem aprender e trabalhar com temas importantes da Biologia como poluição, inclusão, desmatamento, sexualidade, entre outros. 

O Projeto da Pesquisa
Escolha do Tema: A escolha do tema é um fator relevante, pois através deste o trabalho será desenvolvido. O tema deve ser um fator de seu interesse. Para se trabalhar uma pesquisa é preciso ter um mínimo de prazer nesta atividade. Na escolha do tema temos que levar em consideração a quantidade de atividades que teremos que cumprir para executar o trabalho e medi-la com o tempo dos trabalhos que temos que cumprir no nosso cotidiano, não relacionado à pesquisa. Na escolha do tema devemos tomar cuidado para não executarmos um trabalho que não interessará a ninguém. Se o trabalho merece ser feito que ele tenha uma importância qualquer para pessoas, grupos de pessoas ou para a sociedade em geral.
  1. INTRODUÇÃO
  1. Contextualização: Inicie seu trabalho contextualizando de forma sucinta, o tema de sua pesquisa. É uma introdução do leitor ao tema, onde se encontra o problema, de forma a permitir-lhe Contextualizar significa abordar o tema de forma a identificar a situação ou o contexto no qual o problema a seguir será identificado. É uma introdução do leitor ao tema, onde se encontra o problema, de forma a permitir-lhe uma visualização situacional do problema.
  2. Problema: A seguir afunile a visão macro do tema, para o problema a ser pesquisado. Concentre-se somente no seu problema e identifique-o claramente. Delimite que aspectos ou elementos do problema você irá tratar.
  3. Problematização: (hipóteses / perguntas de pesquisa / pressupostos). Depois de definido o seu problema de pesquisa este poderá ser desmembrado em hipóteses, perguntas de pesquisa, pressupostos ou em indicadores. Estes irão determinar as relações entre as variáveis que deram origem ao problema de pesquisa.
  1. OBJETIVO
Aqui você indica, clara e exatamente, o que você quer fazer, que metas você quer alcançar com a sua pesquisa.
  1. JUSTIFICATIVA OU RELEVÂNCIA
Apresente neste parágrafo, a relevância técnica. Em outras palavras, justifique técnica, científica e socialmente sua proposta. Desenvolva e explicite argumentos que indiquem que sua pesquisa é significativa, importante ou relevante.
  1. REVISÃO BILBIOGRÁFICA
A revisão bibliográfica deve permitir saber o que já tem sido feito na área de sua pesquisa.
  1. METODOLOGIA
Aqui você indica como pretende executá-la. Isto é, se for uma pesquisa qualitativa, de que maneira você pretende coletar e analisar os dados qualitativos (observação/entrevistas,etc). Se for uma pesquisa quantitativa, de que maneira pretende coletar dados. Apresente em linhas gerais o método a ser utilizado para a execução da pesquisa.
  1. CRONOGRAMA FÍSICO
Neste item você identifica cada parte ou fase de sua pesquisa e relaciona com o tempo necessário para executá-la.
  1. ORÇAMENTO
É importante que você se acostume a projetar um orçamento para a sua pesquisa.
  1. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Todas as referências de livros, artigos, sites, entre outros devem ser citados.



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