PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

domingo, 30 de novembro de 2014

Roda de conversa sobre sexualidade

Por: Suelen Mattoso
Muitas pessoas acham que ao falar de sexualidade estamos falando de sexo, mas é importante entender que sexo se refere à definição dos órgãos genitais, masculino ou feminino, ou também pode ser compreendido como uma relação sexual, enquanto que o conceito de sexualidade está ligado a tudo aquilo que somos capazes de sentir e expressar.
Com este pensamento estão sendo desenvolvidas, por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, rodas de conversa sobre sexualidade com alunos do ensino médio da E. E. de E. M. João Pedro Nunes. Esta intervenção faz parte do Projeto Sexualidade em Questão, que atua também na prevenção das DST/AIDS e gravidez na adolescência.
Em primeiro momento, para esta atividade, foi confeccionada uma caixa onde os alunos deveriam colocar duvidas, escritas e sem identificação, para que assim não tivessem vergonha sobre seu questionamento. Essas perguntas foram lidas pelas bolsistas e selecionadas para que fossem usadas nos debates durante as rodas de conversa.
A atividade que teve início no mês de outubro já atingiu cerca de 160 alunos (Figuras 1, 2 e 3), onde os mesmos se mostraram muito interessados e participativos. A atividade terá continuidade até o fim do ano letivo com a pretensão de atingir todo o ensino médio.
Figura 1. Turma 303 do Ensino Médio durante a atividade.


Figura 2. Bolsista Alexia Menezes e professora supervisora Jaqueline Pinto lendo as perguntas da caixa para o debate dos alunos da turma 303 do ensino médio.

Figura 3. Bolsista Suelen Mattoso realizando debate com a turma 202 do Ensino Médio.



Nenhum comentário:

Postar um comentário