PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Mural do mês de fevereiro/março da Escola Poli


Por: Alexia Menezes e Alice Lemos 

O mural do PIBID na Escola João Pedro Nunes (Figura 1) do mês de fevereiro/março de 2016, foi dedicado aos 150 anos da genética mendeliana. Nele foi publicada uma notícia sobre “o legado de um monge invisível”, retirada da revista de pesquisa FAPESP. A autora Maria Guimarães, conta de forma sucinta, sobre a vida de Mendel e sobre seu trabalho que ficou conhecido como a base da genética: “Experimentos em hibridização de plantas”.
Também foram colocadas imagens ilustrativas de Gregor Johann Mendel (conhecido como pai da genética) e do seu principal material utilizado em suas pesquisas que foi a ervilha-de-cheiro (Pisum sativum), bem como alguns exemplos de cruzamentos realizados.
Neste mural também se salientou a importância deste mês ter sido a primeira vez que a ONU (Organização das Nações Unidas) celebrou o dia internacional das mulheres e meninas na Ciência. Além de dar boas vindas aos educandos na volta às aulas!


Figura 1: Mural do mês de fevereiro da Escola João Pedro Nunes.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

CLUBE DE CIÊNCIAS DA E.M.E.F. PRESIDENTE JOÃO GOULART

Por Ana Maria Bolzan     
  
Desde o mês de setembro ocorreram encontros semanais do Clube de Ciências com os alunos Jaqueline Oliveira e Wuesllem Rodrigues, do 7º ano, turma 72 da E.M.E.F. Presidente João Goulart sob orientação da bolsista Ana Maria Bolzan. O tema de estudos, microrganismos, foi escolhido pelos alunos.  Durante esse período, desenvolvemos leituras e discussão de textos da revista Ciência Hoje e notícias de jornais que fossem relacionados ao tema central. Realizamos dois experimentos baseados no método científico. O primeiro experimento foi “Onde encontramos os microrganismos?”, no qual os alunos coletaram amostras de diversos locais da escola (bebedouro, pia, maçaneta...) colocados em meio de cultura e observaram o crescimento de fungos e bactérias (Figuras 1 e 2).
Figura 1. Material utilizado para a realização do experimento.

Figura 2. Amostras coletadas pelos alunos.

      O segundo experimento foi realizado pela aluna Jaqueline, sobre as substâncias tóxicas encontradas no leite. Queríamos saber porque colocam essas substâncias no leite. Através de notícias de jornais levantamos algumas substâncias tóxicas encontradas no leite. Então foi montado um experimento para testar qual a durabilidade do leite puro, do leite com formol, leite com bicarbonato de sódio e leite com água sanitária através de indicadores de pH (Figuras 1 e 2).
     Durante uma semana foi verificado o pH das amostras de leite (Figuras 3, 4 e 5). Notou-se que o leite puro estragou mais rápido, ficou com mau cheiro e separou a parte líquida da sólida, no segundo dia o pH baixou, indicando acidez. O leite com formol foi o que durou mais tempo e permaneceu até o último dia do experimento com aspecto de leite normal e o pH baixou para 5 somente no último dia de aferição (Figura 6). Com base nas leituras feitas anteriormente e com os resultados do experimento, a aluna concluiu que: “Eles colocavam essas substâncias para que o leite não estragasse e não ficasse com cheiro ruim, por que os microrganismos, como as bactérias e os fungos se criam no leite puro e fazem o leite estragar mais rápido e essas substâncias como: bicarbonato, água sanitária, formol e outras matam esses microrganismos, fazendo com que o leite dure mais tempo”. Foi possível perceber que a aluna entendeu e compreendeu o experimento, assim como seus resultados e suas relações com o cotidiano.
       As atividades propostas pelo Clube de Ciências oportunizam aos alunos um ensino através da pesquisa e do método científico, além de estimular o pensamento crítico a partir de situações-problemas presentes no dia-a-dia.

Figura 1. Montagem do experimento.

Figura 2. Montagem do experimento.

Figura 3. Verificação do pH das amostras de leite.

Figura 4. Verificação do pH das amostras de leite.

Figura 5. Verificação do pH das amostras de leite.

Figura 6. Amostras ao final do experimento. A primeira dupla de copinhos (de cima para baixo) são as amostras de leite puro, a segunda de leite com água sanitária, a terceira dupla de copinhos são as amostras de leite com formol e a quarta dupla de leite com bicarbonato de sódio.







Mural do mês de dezembro da E.M.E.F. Presidente João Goulart

Por Ana Maria Bolzan
       
          O mural do mês de dezembro enfatizou o Dia do Bioma Pampa, que é comemorado em 17 de dezembro. Essa data foi escolhida para marcar o dia do nascimento do agrônomo e ecologista brasileiro, José Antônio Lutzemberger, nascido em 17 de dezembro de 1926, que em 2015 estaria completando 89 anos de idade.
          O Pampa foi reconhecido como bioma em 2004 e teve seu dia criado em 2007. Além de ser um patrimônio natural, o pampa também é um legado cultural do povo gaúcho que está ameaçado pelas monoculturas, como soja e eucalipto, e pela fragmentação e destruição de seu habitat natural. Precisamos valorizar e preservar os campos nativos do nosso bioma Pampa.
         Também no mural desse último mês do ano de 2015, desejamos aos alunos da E.M.E.F. Presidente João Goulart, boas férias, boas festas e um feliz ano novo!!!