PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

CLUBE DE CIÊNCIAS DA E.M.E.F. PRESIDENTE JOÃO GOULART

Por Ana Maria Bolzan     
  
Desde o mês de setembro ocorreram encontros semanais do Clube de Ciências com os alunos Jaqueline Oliveira e Wuesllem Rodrigues, do 7º ano, turma 72 da E.M.E.F. Presidente João Goulart sob orientação da bolsista Ana Maria Bolzan. O tema de estudos, microrganismos, foi escolhido pelos alunos.  Durante esse período, desenvolvemos leituras e discussão de textos da revista Ciência Hoje e notícias de jornais que fossem relacionados ao tema central. Realizamos dois experimentos baseados no método científico. O primeiro experimento foi “Onde encontramos os microrganismos?”, no qual os alunos coletaram amostras de diversos locais da escola (bebedouro, pia, maçaneta...) colocados em meio de cultura e observaram o crescimento de fungos e bactérias (Figuras 1 e 2).
Figura 1. Material utilizado para a realização do experimento.

Figura 2. Amostras coletadas pelos alunos.

      O segundo experimento foi realizado pela aluna Jaqueline, sobre as substâncias tóxicas encontradas no leite. Queríamos saber porque colocam essas substâncias no leite. Através de notícias de jornais levantamos algumas substâncias tóxicas encontradas no leite. Então foi montado um experimento para testar qual a durabilidade do leite puro, do leite com formol, leite com bicarbonato de sódio e leite com água sanitária através de indicadores de pH (Figuras 1 e 2).
     Durante uma semana foi verificado o pH das amostras de leite (Figuras 3, 4 e 5). Notou-se que o leite puro estragou mais rápido, ficou com mau cheiro e separou a parte líquida da sólida, no segundo dia o pH baixou, indicando acidez. O leite com formol foi o que durou mais tempo e permaneceu até o último dia do experimento com aspecto de leite normal e o pH baixou para 5 somente no último dia de aferição (Figura 6). Com base nas leituras feitas anteriormente e com os resultados do experimento, a aluna concluiu que: “Eles colocavam essas substâncias para que o leite não estragasse e não ficasse com cheiro ruim, por que os microrganismos, como as bactérias e os fungos se criam no leite puro e fazem o leite estragar mais rápido e essas substâncias como: bicarbonato, água sanitária, formol e outras matam esses microrganismos, fazendo com que o leite dure mais tempo”. Foi possível perceber que a aluna entendeu e compreendeu o experimento, assim como seus resultados e suas relações com o cotidiano.
       As atividades propostas pelo Clube de Ciências oportunizam aos alunos um ensino através da pesquisa e do método científico, além de estimular o pensamento crítico a partir de situações-problemas presentes no dia-a-dia.

Figura 1. Montagem do experimento.

Figura 2. Montagem do experimento.

Figura 3. Verificação do pH das amostras de leite.

Figura 4. Verificação do pH das amostras de leite.

Figura 5. Verificação do pH das amostras de leite.

Figura 6. Amostras ao final do experimento. A primeira dupla de copinhos (de cima para baixo) são as amostras de leite puro, a segunda de leite com água sanitária, a terceira dupla de copinhos são as amostras de leite com formol e a quarta dupla de leite com bicarbonato de sódio.







Nenhum comentário:

Postar um comentário