Ondas
Por: Alice Lemos Costa
Ocorreu
na tarde do dia 08 de Julho de 2016, no laboratório de ciências da E.E.E.M.
João Pedro Nunes, mais uma intervenção do projeto FENOFÍSICA. Abrangendo 12
alunos da turma 203; 16 alunos da turma 204; ambas do 2° ano do ensino médio e
ainda, 15 alunos da turma 102 do 1° ano do ensino médio. A atividade contou com
a presença da professora de física titular da turma, Andréa Ramires, e o
bolsista ID convidado, Cassiano Rodrigues.
Na
primeira fase da intervenção os alunos receberam uma explanação teórica do
conteúdo de ondas. Com o auxílio de imagens, compreenderam a atuação dos
fenômenos ondulatórios em seu cotidiano, como a ação das ondas sonoras e
luminosas. Neste momento abriu-se o diálogo para a retirada de dúvidas e
curiosidades sobre o assunto. A seguir, os alunos construiram um meio material
de propagação ondulatório, elaborado com palitos de picolé, cola quente e
elástico; onde visualizaram a propagação de ondas mecânicas unidimensionais.
Para
o encerramento da atividade, os alunos participaram do jogo “Qual é a Onda?”,
com a utilização do método de tabuleiro, estilo sapata, puderam revisar todo o conteúdo. O jogo conta com 40
cartões perguntas e 10 envelopes caça-palavras, no qual o conteúdo referente
aos fenômenos ondulatórios foi distribuído. De acordo com o andamento do jogo e
com o auxílio de um dado, os discentes ultrapassavam as fases do jogo,
aprimorando o seu conhecimento.
Figura 01: Bolsista
ID efetuando a explanação teórica sobre fenômenos ondulatórios, no laboratório
de ciências da
E.E.E.M João Pedro Nunes. À esquerda e ao centro, alunos das
turmas 203 e 204 do 2° ano do ensino médio;
à direita, alunos da turma 102, do
1° ano do ensino médio.
Figura 02: Alunos das turmas 203 e 204 do 2° ano do
ensino médio da E.E.E.M. João Pedro Nunes;
efetuando a construção do meio
material para propagação de ondas utilizando palito de picolé, cola quente e
elástico
Figura 03: No centro
e à esquerda, aluno da turma 203, do 2° ano do ensino médio, da E.E.E.M João
Pedro Nunes;
orientado pela bolsista ID, iniciando uma perturbação no
experimento construído, com a finalidade
de observar o efeito ondulatório. À
direita, alunos da turma 102, do 1° ano do ensino médio, realizando manobras
com
o experimento.
Figura 04: À esquerda,
alunos das turmas 203 e 204, do 2° ano do ensino médio, em conjunto com a
professora
titular de Física Andréa Ramires, iniciando o jogo “Qual é a Onda?”.
Ao centro e à direita, alunos da turma
102, do 1° ano do ensino médio, efetuando
fases do jogo como o caça-palavras e os cartões perguntas.
A prática foi
realizada no laboratório de ciências da E.E.E.M João Pedro Nunes.
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