PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

A utilização do jornal como recurso didático

Por: Andressa Xavier Rodrigues.
Gabriele Milbradt. Glasenapp.
Nadine Pereira Igisck

Tendo em vista as questões da atualidade, tais como: violência, mudanças políticas, desastres ambientais, entre outros assuntos. O grupo do PIBID da escola Carlota Vieira da Cunha realizou no dia 14 de setembro do ano de 2016 uma atividade com os alunos do Clube de Ciências. A atividade visava trabalhar junto aos educando a contextualização de assuntos que estão presentes em jornais e associa-los com a realidade.
Figura 1: As alunas do clube de ciências pesquisando as informações solicitadas nos jornais.

Adicionar lFigura 2: As alunas do clube de ciências pesquisando nos jornais uma notícia que lhes chame  a atenção.egenda

Intervenção "juri do bem"

Por: Andressa Xavier Rodrigues

Desde a Revolução Verde, na década de 1950, o processo tradicional de produção agrícola sofreu drásticas mudanças, com a inserção de novas tecnologias, visando a produção extensiva. Estas novas tecnologias envolvem, quase em sua maioria, o uso extensivo de agrotóxicos, com a finalidade de controlar doenças e aumentar a produtividade. Tendo em vista a importância de tal assunto o grupo PIBID da escola Carlota Vieira da Cunha realizou no dia 17 de novembro de 2016 com os alunos do 8°ano uma atividade intitulada “Júri do Bem” na qual os alunos tiveram a oportunidade de debater questões sobre os agrotóxicos refletindo sobre seus efeitos.

Figura 1: Os alunos do 8°ano participando de uma roda de conversa com a bolsista PIBID.

Figura 2: Os alunos do 8° ano participando do sorteio para divisão dos grupos

Figura 3: A bolsista PIBID anunciando o resultado do Júri após as defesas.

Utilizando o jogo didático Batalha Naval para revisar o conteúdo “água”.

Por: Andressa Xavier Rodrigues
Anna Vitória Barbosa
                                                                                                                   Gabriele Milbradt. Glasenapp


O jogo didático caracteriza-se como uma ferramenta lúdica que proporciona interação entre os alunos e por ser uma forma de ensino diferenciada auxilia no processo de construção do conhecimento, promovendo o raciocínio, a criatividade e o aprendizado. O jogo constitui-se em um importante recurso para o professor ao desenvolver a habilidade de resolução de problemas, favorecer a apropriação de conceitos e atender às necessidades da adolescência (CAMPOS; FELÍCIO; BORTOLOTO, 2003). Com o objetivo de fazer uma revisão sobre os assuntos abordados em aula sobre “água”, o grupo PIBID da escola Carlota Vieira da Cunha realizou no dia 07 de outubro de 2016 um jogo didático intitulado Batalha Naval com os alunos do 6°ano.

Figura 1: As bolsistas PIBID construindo o mapa conceitual com o auxílio dos alunos.

Figura 2: Os alunos do 6°ano participando do jogo Batalha Naval.

Figura 3: Os alunos do 6° ano participando do jogo Batalha Naval.


21 de Setembro - Dia nacional da luta das pessoas com deficiência.

Por:  Andressa Xavier Rodrigues.
 Anna Vitória Barbosa.


O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência foi escolhido no dia 21 de setembro pela proximidade com a primavera e o dia da árvore numa representação do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições. Esta data é comemorada e lembrada todos os anos e se constitui em momento para reflexão e busca de novos caminhos para as lutas do segmento. Para as pessoas com deficiência, é também momento para divulgar as lutas e cobrar mais inclusão social. Levando em consideração tais informações o grupo PIBID da escola Carlota Vieira da Cunha, realizou nos dias 30 de agosto e 21 de setembro atividades sobre inclusão com os alunos do 6°ano.

Figura 1: Os alunos participando de uma roda de conversa com as bolsistas PIBID.

          Figura 2: Os alunos da Escola Carlota Vieira da Cunha visitando a APAE
e participando da atividade proposta pelas bolsistas PIBID
Figura 3: Os alunos com o auxílio das bolsistas PIBID participando da atividade proposta

Figura 4: Os desenhos feitos pelos alunos durante a atividade “como você me vê”.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Apresentação do projeto “Etnobotânica de Plantas Medicinais”

Por: Nadine Igisck
Nos últimos períodos do dia 26 de Agosto, foi apresentado aos alunos do Ensino Fundamental, o Projeto Etnobotânica de Plantas Medicinais. Logo, os alunos demonstraram interesse em participar das atividades propostas, assim foram utilizados na apresentação projetor e slides com fotos e pequenos textos explicativos com base no uso das Plantas Medicinais pelo povo gaúcho. Na qual foi enfatizado a importância do conhecimento sobre os benefícios e malefícios das diversas espécies de plantas nativas da região sul, sabendo diferenciá-las através do cultivo e da preservação. 

Figura 1: Pibidiana Nadine Igisck apresentando o projeto Etnobotânica de Plantas Medicinais para os alunos da E.M.E.F. Carlota Vieira da Cunha.
Figura 2: Pibidiana apresentando exsicatas de plantas medicinais, para os alunos da E.M.E.F. Carlota Vieira da Cunha.

Igualdade da Mulher

Por: Nadine Igisck
O Dia Mundial da Igualdade Feminina, 26 de agosto, foi criado não apenas para celebrarmos a igualdade, mas para refletirmos e lutarmos contra a desigualdade de gênero. Há poucas décadas, as mulheres não tinham direito ao voto, nem acesso à educação formal e o mercado de trabalho era hermético à sua presença.
A casa era o único espaço considerado legítimo para quem nascesse do sexo feminino, seu lugar na sociedade era visto exclusivamente pelo viés do casamento e da maternidade. Nos últimos tempos, temos experimentado o acesso progressivo à educação, ao mundo do trabalho e ao exercício político pleno. Essa situação é fruto de uma incansável luta pela igualdade entre os sexos, que está longe de terminar.

Esta luta que será vencida através do conhecimento, diante disso foi apresentado uma palestra ministrada pelo Coletivo Feminista Guapas- São Gabriel, aos alunos do 8º e 9º ano da Escola M. E. F. Carlota Vieira da Cunha.

         Figura 1: Alunas da Unipampa que integram o coletivo feminista Guapas de São Gabriel, ministrando  a palestra sobre “Igualdade da Mulher” para a turma de 8º e 9º da Escola M. E. F. Carlota Vieira da Cunha.

                           Figura 2: Alunas da Unipampa que integram o coletivo feminista Guapas de São Gabriel durante a ministração da palestra.

                     Figura 3: Alunas da Unipampa que integram o coletivo feminista Guapas SG, recebendo um agradecimento da pibidiana Nadine Igisck e da Supervisora Maria Aparecida, pela disponibilidade em estar prestando a palestra na Escola Carlota Vieira da Cunha


História em quadrinho em homenagem aos 150 Anos da Genética Mendeliana

Por: Nadine Igisck 
Andressa Xavier
Durante os dias 1º e 2 de Setembro, foi realizada uma mostra de trabalhos em homenagem aos 150 ano da Genética Mendeliana no Sobrado São Gabriel. Evento organizada pelo PIBID Biologia São Gabriel, com o intuito de relembrar as descobertas realizadas por Gregor Mendel, este que é considerado o pai da genética.
Mendel através de seus experimentos formulou, o que hoje intitulamos como leis de Mendel, que compreendem os principais conceitos de hereditariedade, sendo desta forma o marco inicial da genética. Levando em consideração tais informações um  grupo de alunos do 9º ano da Escola Carlota Vieira da Cunha desenvolveu uma história em quadrinhos com o objetivo de abordar as leis de Mendel de uma forma lúdica e interativa.

                             Figura 1: Aluna Gabriele, discente do 9º ano da Escola M. E. F. Carlota Vieira da Cunha, esta que ajudou 
                      no desenvolvimento da história em quadrinho, apresentando o trabalho no dia da exposição no Sobrado em São Gabriel.