PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Aula Prática: Cultura de Microrganismos


Nas noites dos dias 23 e 24 de agosto os alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos) da Escola Marques Luz foram até o laboratório de ciências para realização de uma aula prática sobre microrganismos. A maioria dos alunos desta modalidade de ensino desconheciam a existência do laboratório de ciências e ficaram boquiabertos com os materiais existentes lá.

Cultura de microrganismos
Os microrganismos formam um grande e diverso grupo de organismos microscópicos que podem ser encontrados como células únicas ou em agrupamentos celulares.     Os microrganismos são organismos unicelulares fundamentais para a existência da vida, estes seres podem ser bactérias, protozoários, fungos algas unicelulares e os vírus. Os microrganismos encontram-se distribuídos em praticamente todos os lugares da natureza. Estão no ar, na água e no solo. Podem ser encontrados em maiores quantidades em lugares onde existe grande quantidade de alimentos (matéria orgânica e inorgânica), umidade e temperatura apropriada para que possam crescer e se reproduzir. É visível a importância que eles exercem em nossas vidas podendo-se afirmar que as formas superiores de vida não seriam possíveis sem a atividade dos microrganismos. Basta considerar que a maior parte do oxigênio que respiramos é resultante de atividades microbianas. Sem dúvida, nenhuma outra forma de vida tem tanta importância na sustentação e manutenção da vida na terra como os microrganismos.
Em decorrência da quantidade de alunos presentes, houve o meio de cultura foi feito um dia antes, foram utilizados os seguintes materiais:

Materiais 
 50 g de carne
150 ml de água
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de chá de sal
1 sachê de gelatina incolor
1 recipiente de vidro
1 recipiente que possa ir ao fogo
1 palito de dente

Para preparar o meio faça da seguinte forma:

  • Coloque 150 ml de água em um recipiente
  • Em seguida adicione 50 g de carne picada
  • 1 colher de sal e uma colher de açúcar
  •  Leve a mistura ao fogo e após levantar fervura deixar por 2 minutos.
  • Após o caldo pronto, deve-se coar e deixar a mistura ficar morna para então adicionar a gelatina incolor.
  • Feito isto deve-se colocar a mistura no recipiente de vidro e esperar até que fique com o aspecto de gelatina.
  • Esfregue o palito em algum lugar (ex: maçaneta da porta, pia da cozinha, tampa da privada, etc).
  •  Em seguida o aluno deve esfregar o palito na mistura e fechar o vidro.
        Os alunos receberam informações a respeito do papel de cada ingrediente utilizado no meio de cultura como por exemplo o da carne que serve como fonte de proteínas, o sal como fonte de sais minerais e o açúcar como fonte de glicose. 

 Após uma conversa informal foram recolhidas amostras para contaminação do meio de cultura como do celular, boca, unhas, etc.Após foi conversado com os alunos a respeito da importância e das várias utilidades das bactérias, pois muitas pessoas acreditam que as bactérias não servem para nada, ou melhor, que só nos causam diversas doenças. Mas isto está longe de ser verdade - felizmente! De fato, algumas bactérias provocam doenças. Outras, no entanto, são amplamente exploradas para melhorar nossa qualidade de vida, em diversos aspectos: quanto à nossa alimentação, na produção de insulina, nos tratamentos de beleza, no ambiente etc. Vamos ver como isso ocorre? Para começar, quanto à nossa alimentação, as bactérias são amplamente utilizadas para a fabricação de iogurtes, por exemplo. Você certamente já ouviu falar em lactobacilos vivos, que estão presentes num produto de marca famosa. Mas de que modo as bactérias atuam no iogurte? Bem, elas transformam o açúcar contido no leite (lactose) em ácido láctico.

Além das bactérias que atuam no leite, há também aquelas que modificam o álcool etílico em ácido acético, formando o vinagre, que tempera saladas e diversos pratos.


Importância ecológica das bactérias
A atuação das bactérias no ambiente também merece destaque: é extremamente importante para a reciclagem de matéria orgânica, ou seja, as bactérias, juntamente com os fungos, realizam o processo de decomposição transformando a matéria orgânica morta e devolvendo-a ao solo sob a forma de matéria inorgânica. As bactérias do gênero Rhizobium que se encontram nas raízes de plantas leguminosas, como por exemplo, o feijão, milho, ervilha, etc., é que transformam o nitrogênio atmosférico em sais nitrogenados (nitrito e nitrato) para as plantas, aumentando a quantidade de nutrientes que elas absorvem.

Bactérias como fertilizantes e digestivos
Há ainda outras bactérias que transformam respectivamente, a amônia (NH3) liberada pela urina dos animais em nitrito e o nitrito em nitrato, o que aumenta a fertilidade do solo. As bactérias também associam-se a outros seres vivos, estabelecendo relações ecológicas, sendo o mutualismo (uma união de que dependem dois seres vivos e na qual ambos são beneficiados) muito comum. Um exemplo disso ocorre entre os ruminantes e as bactérias que vivem em seu estômago. Sem elas, o ruminante não conseguiria absorver o máximo dos nutrientes dos vegetais, devido à falta de uma enzima capaz de quebrar a celulose. Esse trabalho é realizado pelas bactérias. Em troca disso, estas ganham moradia e alimentação. Portanto, o benefício é mútuo.

Bactérias e controle biológico                                 
As bactérias também são amplamente utilizadas no combate as pragas na agricultura. Um exemplo disto é o Bacillus thuringensis, que ataca as larvas de determinados insetos, produzindo cristais de proteínas que acabam por romper seus intestinos, ocasionando a morte dessas mesmas larvas.
Desse modo, elas controlam os insetos que atacam as plantações - o que nós denominamos de controle biológico ou natural de pragas. Ainda no âmbito ambiental encontramos as bactérias, juntamente com outros microrganismos, no tratamento biológico de águas de rios poluídos, em biorreatores, que, operados sob determinadas condições, resultam na estabilização da matéria orgânica poluente. Os sistemas de tratamento biológico de resíduos visam promover a remoção da matéria orgânica e se possível a degradação de compostos químicos.

Uso farmacêutico e cosmético
As bactérias também podem ser programadas, através da engenharia genética, para produzir a insulina. Esse hormônio (insulina) é de suma importância para controlar a taxa de açúcar no sangue, garantindo níveis apropriados à sobrevivência humana. No campo da estética pessoal, as bactérias também estão sendo utilizadas, ou melhor, sua toxina é posta em ação. É o caso da toxina botulínica (o "botox") que serve para paralisar, por um período, a musculatura do rosto (linhas de expressão), evitando as rugas da idade. Em suma, a existência de diferentes formas de vida em nosso planeta necessita da presença das bactérias e de sua vasta atuação no ambiente, na alimentação, na saúde física e até na estética.


Um comentário:

  1. Achei muito interessante a aula prática que vocês fizeram, Também sou bolsista do PIBID aqui na universidade Federal da Fronteiro Sul –UFFS – Campus Cerro Largo/RS e vou usar a aula de vocês na escola em que atuo.
    Parabéns pelo belo trabalho realizado!

    ResponderExcluir