PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Projeto Horta Vertical

Com o passar do tempo as garrafas PET
           viraram um grande problema ambiental.
A garrafa PET é uma invenção que deu certo em termos econômicos, mas que com o passar do tempo vem causando grande preocupação devido aos problemas ambientais causados pela sua acumulação no Meio Ambiente. Uma garrafa PET pode levar até 800 anos para ser degradada na natureza

A preocupação com o cuidado com o meio ambiente é cada vez maior frente aos grandes problemas ambientais que enfrentamos. Nesse sentido, a consciência da importância e responsabilidade que cada cidadão tem na busca de um mundo mais harmônico e no desenvolvimento do seu papel como indivíduo consciente e ativo, nos levou a buscar formas simples e eficazes de educar para a preservação da natureza. Uma dessas formas é através da transformação de pequenas ações responsáveis em resultados saudáveis e criativos. Dessa forma, propomos o desenvolvimento de uma horta vertical orgânica, transformando pequenos espaços em horta, capaz de produzir alimentos e plantas ornamentais.

O projeto tem como objetivo sensibilizar os alunos de que a vida humana depende do ambiente. Que cada um de nós precisa fazer a sua parte, enquanto cidadão, e que pequenas ações podem traduzir o respeito consigo, com o outro e com o planeta.Este projeto cria, na escola, um espaço verde produtivo, pelo qual todos se sintam responsáveis.  Gerando na prática lições de cidadania, ecologia, coletividade, desenvolvimento sustentável e ciências   

O projeto começou teve início no começo deste mês, com a turma do 4º ano da escola Marques Luz. Na primeira etapa os alunos juntaram litros e levaram para a escola, onde estes foram limpos e recortados.

A turma juntou cerca de 100 litros que seriam descartados no lixo. 
Os litros foram furados e após os  alunos montaram a horta vertical. 
Alunos trabalhando na montagem da horta vertical. 
Cada aluno construiu uma fileira da horta, pela qual será responsável! 



Já com a horta no muro,  foi retirada terra do pátio para que os alunos a colocassem nos litros. 

 
Alunos colocam a terra nos litros. 
O trabalho aconteceu de forma coletiva, com todos os alunos envolvidos. 
Todos trabalharam juntos e ajudaram uns aos outros. 

Os alunos entraram em contato com a terra e prepararam a horta para o plantio. 
Cada aluno é responsável por uma fileira de quatro litros, eles devem plantar, regar, limpar e colher. 





Ao final os alunos receberam informações sobre a importância da reutilização das garrafas PET e  sobre o trabalho que seria desenvolvido ao longo do segundo semestre deste ano. 
Alunos do 4º ano e bolsistas do PIBID. 
O projeto terá continuidade durante todo o 2º semestre deste ano, nas próximas semanas os alunos irão plantar diversas plantas, desde hortaliças até folhagens utilizadas na decoração de ambientes. Serão realizadas sete atividades práticas relacionadas com os objetivos do projeto, onde os alunos irão conhecer um pouco mais sobre as plantas e suas necessidades, os resultados destas experiências serão  apresentados na mostra pedagógica da escola. Logo, logo terá mais fotos sobre as atividades do projeto. 

A horta vertical é uma ótima saída pra quem não tem muito espaço na sua casa, além de reaproveitar litros que iriam para o lixo! Imagina você utilizar na sua cozinha alimentos orgânicos, que você mesmo produziu e de quebra ainda ajuda a cuidar do meio ambiente .. Não é uma boa ideia? Se você gostou segue a baixo a lista de materiais e o modo que se faz a horta! É super fácil, Vamos fazer? 

 Materiais

  • Garrafa PET vazia e limpa
  • Tesoura
  • Corda de varal;
  • Terra;
  • Mudas e sementes de plantas;


Modo de Fazer
  • Corte a garrafa PET, como na foto abaixo.

  • Para fixar as garrafas, devemos fazer dois furos no fundo da garrafa e dois na parte superior da garrafa. Dá pra entender direitinho olhando bem a foto acima. Além dos furinhos para passar a corda, é necessário um pequeno furo no fundo da garrafa. A água usada para regar a muda precisa escoar.
  • Depois disso, passe a corda por um furo e puxe pelo outro, para que a garrafa não escorregue de um nó.

  • Depois, basta esticar e fixar a corda na parede.

    Outra ideia super bacana que vi na escola Polo Maria Manoela da Cunha aqui de São Gabriel foi as folhagens plantadas em garrafas decoradas, fica muito lindo! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário