PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

domingo, 10 de agosto de 2014

Aula Prática Reações químicas

Aula Prática com bolsistas do Pibid na Escola Municipal Ginásio São Gabriel dia 11/07/2014
Por Gladis B. Ferrer do Prado
"A ciência não pode prever o que vai acontecer. Só pode prever a probabilidade de algo acontecer." (César Lattes)
Aulas experimentais é um complemento motivador e estimulante no estudo das disciplinas auxiliando na compreensão do conteúdo ministrado em sala de aula. A Química é a ciência que estuda a matéria desde a sua composição, estrutura e propriedades, e as transformações pelas quais sofre, sendo essencialmente experimental. É bastante importante e necessária, pois está presente em tudo, desde os alimentos ingeridos, as roupas que são vestidas, os livros e cadernos que se utilizam para estudar, o ar que se respira e até em nós mesmos, verdadeiras máquinas químicas. É papel do professor  fazer com que esta disciplina se torne mais atraente aos olhos de seus alunos, levando-os a perceber que o conhecimento adquirido pode ser aplicado na vida cotidiana: na compreensão de fatos, no exercício da cidadania e nas atividades profissionais.
Uma aula sobre reações químicas foi ministrada na escola Ginásio São Gabriel  para turmas de Oitavas séries do ensino Fundamental. Os alunos  participaram ativamente, demonstraram interesse e surpresa ao presenciarem o isopor ao ser    mergulhado   na acetona pura  tomar a forma pastosa.
Figura 1. Explicação do experimento para os alunos.

Figura 2. Demonstração do derretimento do isopor com acetona pura



Derretendo isopor em acetona pura

Explicação química
Ao mergulhar o pedaço de isopor na acetona, ele libera todo o ar pressionado em seu interior na forma de gás carbônico, transformando-se em uma pasta. Por que isso ocorre? Os dois compostos, acetona e isopor, são apolares: “Semelhante dissolve semelhante”, portanto, isopor se dissolve em acetona.
Portanto os diversos objetos de isopor a que temos acesso (peças de uso doméstico, embalagens, etc) são obtidos através do resfriamento após a moldagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário