PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015


Batalha Naval: Revisão sobre vertebrados

 Por Bryana da Silva D´Avila

Através da adaptação do jogo batalha naval em Outubro de 2014 foi utilizado um painel contendo 39 envelopes com perguntas sobre o subfilo dos Vertebrados e com alguns brindes para os alunos do sétimo ano da Escola Carlota Vieira. Havia no painel uma coluna com letras e números que representaram um envelope com uma pergunta referente ao conteúdo. Os alunos foram divididos em dois grupos e cada aluno escolhia um envelope e tentava responder uma pergunta, caso ele não conseguisse os colegas ajudavam o colega de sala de aula. Por fim o grupo que respondia mais questões de forma correta ganhava o jogo.
As habilidade e competências desenvolvidas pelos alunos de sétimo ano formam: retomar o conteúdo visto em aula; revisar conceitos sobre o conteúdo; desenvolver a criatividade e a capacidade de realizar questionamentos; exemplificar os integrantes das Classes Mamalia, Aves, Réptil, Anfíbios; relacionar funções de partes anatômicas com o ambiente em que o animal se encontra; entender o funcionamento corporal de alguns animais Vertebrados.
Os alunos aparentemente gostaram da atividade, interagiram e responderam as questões do jogo. Ocorreu uma chuva muito forte ao final da aula e acabou tumultuando a atividade, pois os alunos ficaram preocupados em ir para casa sem se molhar e também apareceram goteiras na escola onde molhava os materiais dos alunos.



Figura 1 e 2: Nas fotos a cima os alunos do sétimo ano estavam jogando Batalha Naval no laboratório da escola. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário