PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

terça-feira, 31 de março de 2015

Dissecação de minhocas


Por: Alexia Menezes

                 No dia 25 de março de 2015, foi desenvolvida na escola João Pedro Nunes, a prática: Dissecação de minhocas, com os alunos do 2º Ano do Ensino Médio, turmas 203 e 204. A atividade envolveu 33 alunos que realizaram a dissecação do animal (imagens 2 e 3), observando suas estruturas internas e externas. Os alunos desenharam o que observaram e identificaram as principais estruturas das minhocas.  As minhocas que os alunos utilizaram foram retiradas do minhocário(imagem 1)da escola produzido pelas bolsistas: Alexia Menezes e Suelen Mattoso.
                A atividade foi produtiva, os alunos questionaram e participaram durante a realização da atividade. 
Imagem 1: Bolsista Alexia com o minhocário da escola.

Imagem 2: Bolsista Alexia explicando para os educando sobre o Filo dos Anelídeos.

Imagem 3: Bolsista Suelen ajudando os alunos na dissecação da minhoca.



Limpeza dos pneus para confecção de bancos no I.E.E. Menna Barreto.

Por: Lucas Fagundes 

Realizou-se no dia 24 de março uma intervenção com os alunos da turma do 3º AN (Curso Normal) do I. E. E. Menna Barreto do projeto “REVITALIZANDO E REUTILIZANDO”, que consistiu na lavagem de pneus que serão pintados e após, será confeccionado os bancos para a revitalização na Instituição, como mostra a (figura 1). Salientou-se aos alunos a importância do uso racional da água. Essa intervenção teve a contribuição da professora Clélia Berriel Nunes.


Figura 1: Alunos mostrando-se cooperativos.

 Figura 2: Alunos lavando os pneus para a confecção dos bancos.

Apresentação do Projeto “Revitalização e Reutilização” no I. E. E. Menna Barreto


Por: Lucas Fagundes



No dia 24 de março, foi realizada uma reunião no auditório da I.E.E. Menna Barreto com a turma do 3º AN (Curso Normal). A reunião teve como objetivo apresentar o projeto “Revitalização e Reutilização”, conforme a (figura 1). Onde foi exposta aos alunos a importância de aproveitar materiais como pneus, (figura 2) garrafas entre outros materiais que são descartados no meio ambiente e também, como se pode deixar um local bem mais agradável se estiver utilizando a criatividade. 
  
Figura 1: Apresentação do projeto “Revitalizando e Reutilizando” .

 
 Figura 2:Alunos durante a apresentação do projeto no I.E.E. Menna Barreto.


segunda-feira, 30 de março de 2015

Mural do mês de Março

Por Bruna Barcelos

                O mural da Escola Marques Luz, referente ao mês de março teve como notícias o Dia Nacional dos Animais, que é comemorado no dia 14 de março e o evento promovido pelo Pibid na Escola referente a esta data (Figura 1).

         O Pibid em parceria com a Escola Marques Luz desenvolveu um evento para a arrecadação de ração para animais carentes e conscientização da comunidade sobre o problema do abandono de animais. O evento contou com algumas atrações como a roda de conversa “Meu Pet, Meu Amigo”, onde as Pibidianas Bibiana Ferrer da Cunha e Gladis Ferrer do Prado falaram sobre os problemas e doenças causados pelos maus cuidados e abandonos dos animais domésticos; O mini-curso “Cuidando do seu Pet”, onde o bolsista Pedro Neto ensinou o modo correto de dar banho nos bichos de estimação e o Desfile dos alunos que levaram seus Pets para expor no evento. A escolha do Pet mais popular gerou uma mobilização dos alunos para a votação do vencedor. O mural conta com fotos tiradas em diversos momentos do evento.

Figura 1: Mural do PIBID na Escola Marques Luz.

domingo, 29 de março de 2015

Levantamento de Materiais para o Projeto “Plantando e Aprendendo”

Por Caroline Resena

Realizou-se no dia 19 de Março o levantamento dos materiais de jardinagem com os alunos do 2º AN (Curso Normal) do I. E. E. Menna Barreto e, também, análise do terreno para a construção da horta escolar, conforme o projeto “PLANTANDO E APRENDENDO” (figura 1). Durante a roda de conversa, também foram expostas sugestões referentes a atividades futuras do projeto sobre a limpeza e confecção dos canteiros (figura 2).

Figura 1. Bolsista Caroline juntamente com os alunos analisando o 
terreno para realização da horta

Figura 2. Professora Clélia Berriel Nunes e seus alunos expondo sugestões
 referentes as atividades futuras para o projeto.

Visita ao I.E.E. Menna Barreto dos Calouros da UNIPAMPA na Semana de Acolhimento

Por Caroline Resena
Cassiano Rodrigues
Lucas Fagundes
Maiara Noronha

No dia 26 de Março durante a semana de acolhimento, ocorreu a visita dos calouros do Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura nas escolas em que o grupo PIBID atua. No I.E.E. Menna Barreto, os calouros foram recebidos pelos bolsistas e, inicialmente assistiram ao vídeo que foi apresentado para os professores do Instituto no início do ano letivo, o qual mostra as atividades do PIBID realizadas em 2014. Logo após, os bolsistas conversaram com os novos alunos a respeito de como é trabalhar no PIBID, o que é o programa e como ingressar, sempre procurando sanar as dúvidas dos visitantes. Esses foram convidados também, para acompanhar uma intervenção da bolsista Caroline Resena. Nessa ocasião, foi realizada a construção na Instituição de um canteiro do projeto de horta escolar com a turma 2º AN (Curso Normal) com a contribuição da professora Clélia Berriel Nunes (conforme a figura 1).

 Figura 1. Calouros acompanhando a intervenção.

Figura 2. Momento final da visita dos calouros.


Jogo “Bingo da Vida”

Por Caroline Resena

No dia 19 de Março ocorreu o jogo “Bingo da vida” com os alunos do 1º AN (Curso Normal) do I.E.E. Menna Barreto, com o objetivo de auxiliar na sistematização das teorias da origem da vida. O lúdico consistia em os alunos tentarem marcar o máximo de respostas corretas em uma cartela (figura 2). Durante a aplicação do jogo os alunos demonstraram-se participativos, empolgados e atenciosos. 
Figura 1. Bolsistas Caroline e Maiara aplicando o jogo.

Figura 2. Alunos do 1º AN (Curso Normal) respondendo as questões do
 jogo.

sexta-feira, 27 de março de 2015

Jogo da Memória do Sistema Solar

 Por Cassiano Rodrigues

Nos dias 19 e 20 de Março foi realizado com as turmas 50 e 51 do 5º ano do I.E.E. Menna Barreto, intervenções sobre o tema “Sistema Solar”. A atividade começou com a apresentação de um vídeo referente ao tema e em seguida foi feita uma discussão sobre o assunto que foi assistido no vídeo (conforme a figuras 1 e 2), em ambas as turmas os alunos se mostraram bastantes interessadas pelo tema fazendo muitas perguntas e, também, contando o que haviam pesquisado por conta própria. Logo após, foi aplicado aos educandos o lúdico intitulado “Jogo da Memória do Sistema Solar”, estes gostaram bastante (figuras 3 e 4) e finalizando a atividade  realizaram alguns exercícios de sistematização.
 Figura 1. Bolsista Cassiano na turma 50, em discussão com os alunos sobre o Sistema Solar
 após o vídeo.

Figura 2. Bolsista em discussão sobre o tema com os alunos na turma 51.

  Figura 3. Alunos da turma 50 realizando o “Jogo da Memória do Sistema Solar”.


Figura 4. Alunos da turma 51 jogando.



quinta-feira, 26 de março de 2015

Prática Energia de Movimento



Por Cristina


           Foi realizada no dia 29 de outubro de 2014, na escola João Pedro Nunes, uma atividade prática de Física, a qual tinha o objetivo de fazer algo que ilustrasse a quantidade de energia cinética necessária para a deformação de um objeto.
        A partir da deformação causada, mostrar como as grandezas físicas massa e velocidade influenciam a energia cinética de um objeto. A atividade envolveu 37 alunos e teve como tarefa moldar a massa de modelar como se fosse um “bolo”, com a palma da mão amassar a massa de modelar e deixar uma pequena borda, colocar a régua dividindo esta borda ao meio, de modo que, a massa fique dividida em dois lados. Usar os dois lados da régua para fazer comparações das deformações sofridas pela massa quando temos diferentes quantidades de energia cinética, quer pela variação da velocidade, quer pela variação da massa.

 Figura 01: Bolsista explicando a atividade para os alunos.

Figura 02: Bolsista acompanhando os alunos na atividade.


Palestra do Dia do Biólogo

Por: Bibiana Ferrer

            No dia 03 de setembro se comemora o dia do Biólogo, então foi apresentada uma palestra para todas as turmas do ensino médio, nos turnos manhã e tarde, da E.E.E.M. João Pedro Nunes. Nesta fala foram exemplificadas todas as áreas de atuação do biólogo, forma de ingresso para entrar na Universidade Federal do Pampa, a diferença dos cursos de Licenciatura e Bacharelado, bolsas de auxílio que os estudantes podem receber, programas institucionais que podem participar, campus da faculdade em São Gabriel, saídas de campo realizadas pelos alunos e o Programa Ciência sem Fronteiras.

            Todos os alunos mostraram interesse, fizeram perguntas e puderam saber um pouco mais sobre o curso de Biologia e como é a Unipampa em São Gabriel.



Bolsistas apresentando a palestra para alunos do ensino médio.

JOGO DE TABULEIRO SOBRE SEXUALIDADE



Por Suelen Mattoso

A gravidade da AIDS e a escalada das doenças sexualmente transmissíveis não permitem contemporização; dão a urgência para motivar e encorajar os jovens a adotarem práticas seguras para evitar a transmissão das doenças sexualmente transmissíveis e da AIDS. O trabalho de prevenção dessas doenças, desenvolvido nas escolas e outras instituições, pode ajudar crianças e adolescentes a terem uma visão positiva da sexualidade. Adicionalmente, possibilita o desenvolvimento uma comunicação clara nas relações interpessoais, de valores próprios a partir de um pensamento crítico, auxilia na compreensão do seu comportamento e o do outro e na tomada de decisões responsáveis. Enfim, a educação sexual desenvolve conhecimentos e atitudes em questões relacionadas à sexualidade, DST e AIDS, que propiciem a escolha de um modo de vida saudável.
  Com este pensamento está sendo desenvolvido, por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, um jogo de tabuleiro sobre sexualidade com alunos do ensino médio da E. E. de E. M. João Pedro Nunes.
            Primeiramente, o jogo de trilha (em tabuleiro) foi confeccionado, onde em algumas “casas” do jogo foram inseridas pontos de interrogação, onde é feita a uma pergunta sobre o assunto sexualidade. Essas perguntas são relacionadas com as outras atividades já realizadas do projeto, como doenças sexualmente transmissíveis, puberdade, uso de preservativo, etc.
No dia 18.03.15, o jogo foi aplicado para os alunos das turmas 300, 301 e 101, atingindo até o momento 81 alunos.
As turmas, uma de cada vez e no seu período de aula, foram divididas em grupos de dez alunos. Por sua vez, cada grupo foi dividido em duas equipes, onde uma equipe fica com o pião verde e o outra com o pião vermelho. Jogando um dado, os alunos movem o pião sobre o tabuleiro, ao cair em uma “casa questão” (casa com pergunta) os alunos devem responder corretamente a pergunta, caso contrário, ficam uma rodada sem jogar, o grupo que chegar ao fim primeiro, vence.
                        Pode-se observar um grande interesse dos alunos quanto à atividade, na qual participaram ativamente.
         Os educandos alcançaram o objetivo da prática com sucesso, pois além de responderem as perguntas, em sua grande maioria de forma correta, os alunos interagiram bastante trazendo suas dúvidas e curiosidades.
            Sendo assim, a atividade não foi somente um jogo de tabuleiro, mas também um “bate-papo” muito interessante, informativo e divertido.


            Esta atividade continuará sendo realizada na escola até atingir todos os alunos do ensino médio e anos finais do ensino fundamental.

 Figura 01: Bolsista Suelen explicando as regras do jogo para os alunos da turma 301.

 Figura 02: Bolsista Alexia questionando os alunos da turma 301 sobre o assunto sexualidade.

 Figura 03: Alunos da turma 301 debatendo sobre a pergunta feita.


 Figura 04: Bolsista fazendo uma pergunta do jogo para os alunos da turma 300.

 Figura 05: Bolsista realizando um debate com os alunos na turma 300.

 Figura 06: Alunos da turma 300 discutindo para responder as questões do jogo.

 Figura 07: Alunos da turma 101 realizando a atividade.


 Figura 08: Bolsista Alexia coordenando a atividade. Turma 101.

Física e os Movimentos – Intervenção e aprendizado

Por Maiara Noronha - Pibid - Instituto Menna Barreto
No dia 19 de março foi realizada intervenção com os alunos do 1º Ano do Ensino Médio Politécnico do Instituto de Educação Menna Barreto, durante a disciplina de Física. Os alunos estiveram na sala de áudio da instituição para realizar uma atividade sobre “Movimentos”, conteúdo abordado pelo professor em sala de aula durante o estudo da Mecânica. A atividade consistiu de um jogo – Figura 01-  elaborado pela Pibidiana Maiara Noronha, do Subprojeto Biologia, o qual foi retirado do site: www.if.usp.br_gref_mec_mec1,  do GREF – Grupo de Reelaboração do Ensino de Física - é um grupo de professores da rede estadual de ensino de São Paulo coordenados por docentes do Instituto de Física da USP, o qual tem o objetivo de elaborar uma proposta de ensino de Física para o ensino médio que esteja vinculada à experiência cotidiana dos alunos, procurando apresentar a eles a Física como um instrumento de melhor compreensão e atuação na realidade - e adaptado para a sala de aula. Durante o jogo, os alunos foram estimulados a interagir com os colegas e demonstrar-se capazes de trabalhar em equipe. Cada grupo de alunos, recebeu informações – Figura 02 - sobre objetos presentes no cotidiano e os classificaram de acordo com os conhecimentos que tinham sobre os “Movimentos” realizados por cada objeto – Figuras 03 e 04. Os estudantes demonstraram interesse pela prática e perceberam que os conteúdos abordados na disciplina de Física estão presentes em nossas vidas e são importantes para o desenvolvimento de ferramentas que facilitam o dia-a-dia.

Figura 01: tabela de classificação do Jogo “ClassiFísica”.

Figura 02:  alguns objetos classificados pelos alunos durante o jogo.

Figura 03: alunos realizando a classificação dos objetos.


Figura 04: alunos lendo as informações sobre os objetos.

quinta-feira, 19 de março de 2015

Campus São Gabriel realiza concurso para seleção de logotipo para Programa Institucional

 Por Franceli Couto Jorge



A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), através do Campus São Gabriel, lança o “Concurso para criação do logotipo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)– Subprojeto Biologia”. O objetivo é escolher a melhor proposta para o logotipo do Programa, valorizando a produção artística e simplicidade.  O logotipo será utilizado em materiais de divulgação impressos ou eletrônicos, assim como, em todas as atividades que se relacionam ao Pibid.

O concurso destina-se a estudantes matriculados em cursos de graduação e pós-graduação da Unipampa. Cada participante pode concorrer com, no máximo, duas propostas que sejam inéditas e representativas da Universidade. As inscrições iniciam às 12h do dia 13 de abril e encerram às 24h do dia 29 de abril.

As propostas devem ser encaminhadas em arquivo no formato pdf, junto à ficha de inscrição, para o e-mail: logotipopibidbiologia@gmail.com


Participem!




Regulamento e ficha de inscrição :

       

                                           





segunda-feira, 16 de março de 2015

Aula Prática sobre Teias Alimentares

 Por Maria Teresa Iturres

No dia 13 de março, os alunos das turmas 300 e 303 do 3º ano do Ensino Médio da Escola João Pedro Nunes participaram da prática teias alimentares, com o intuito de aprimorar os conhecimentos estudados em sala de aula.

Para a ocorrência da prática inicialmente o assunto foi discutido em sala, e após, os alunos montaram uma teia alimentar. Em seguida foram distribuídas pequenas placas de cartolina, para a identificação, onde cada participante simbolizou um organismo, de escolha deles. Para que coubessem todos os alunos, fomos ao pátio da escola, onde foi instruído para dar inicio a formação da teia alimentar, que o sol iniciasse   a atividade. O aluno que representava o sol segurou o barbante e passou o rolo para qualquer participante que represente um organismo fotossintetizante, seguindo a mesma dinâmica, mas agora passando o rolo para um herbívoro e depois a um carnívoro. Este último passou o rolo para um decompositor, e este retornou ao Sol para reiniciar o ciclo. Ao final da atividade questionamos o que poderia ocorrer na falta de algum organismo, mostrando quão importante é cada organismo para a vida.   
FIGURA 1. Bolsistas e alunos da turma 300 do 3º ano do Ensino Médio realizando a prática.


                    FIGURA 2. Alunos da turma 303 realizando a atividade e supervisora.
FIGURA 3.Alunos da turma 300 realizando a prática.