PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

quinta-feira, 26 de março de 2015

JOGO DE TABULEIRO SOBRE SEXUALIDADE



Por Suelen Mattoso

A gravidade da AIDS e a escalada das doenças sexualmente transmissíveis não permitem contemporização; dão a urgência para motivar e encorajar os jovens a adotarem práticas seguras para evitar a transmissão das doenças sexualmente transmissíveis e da AIDS. O trabalho de prevenção dessas doenças, desenvolvido nas escolas e outras instituições, pode ajudar crianças e adolescentes a terem uma visão positiva da sexualidade. Adicionalmente, possibilita o desenvolvimento uma comunicação clara nas relações interpessoais, de valores próprios a partir de um pensamento crítico, auxilia na compreensão do seu comportamento e o do outro e na tomada de decisões responsáveis. Enfim, a educação sexual desenvolve conhecimentos e atitudes em questões relacionadas à sexualidade, DST e AIDS, que propiciem a escolha de um modo de vida saudável.
  Com este pensamento está sendo desenvolvido, por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, um jogo de tabuleiro sobre sexualidade com alunos do ensino médio da E. E. de E. M. João Pedro Nunes.
            Primeiramente, o jogo de trilha (em tabuleiro) foi confeccionado, onde em algumas “casas” do jogo foram inseridas pontos de interrogação, onde é feita a uma pergunta sobre o assunto sexualidade. Essas perguntas são relacionadas com as outras atividades já realizadas do projeto, como doenças sexualmente transmissíveis, puberdade, uso de preservativo, etc.
No dia 18.03.15, o jogo foi aplicado para os alunos das turmas 300, 301 e 101, atingindo até o momento 81 alunos.
As turmas, uma de cada vez e no seu período de aula, foram divididas em grupos de dez alunos. Por sua vez, cada grupo foi dividido em duas equipes, onde uma equipe fica com o pião verde e o outra com o pião vermelho. Jogando um dado, os alunos movem o pião sobre o tabuleiro, ao cair em uma “casa questão” (casa com pergunta) os alunos devem responder corretamente a pergunta, caso contrário, ficam uma rodada sem jogar, o grupo que chegar ao fim primeiro, vence.
                        Pode-se observar um grande interesse dos alunos quanto à atividade, na qual participaram ativamente.
         Os educandos alcançaram o objetivo da prática com sucesso, pois além de responderem as perguntas, em sua grande maioria de forma correta, os alunos interagiram bastante trazendo suas dúvidas e curiosidades.
            Sendo assim, a atividade não foi somente um jogo de tabuleiro, mas também um “bate-papo” muito interessante, informativo e divertido.


            Esta atividade continuará sendo realizada na escola até atingir todos os alunos do ensino médio e anos finais do ensino fundamental.

 Figura 01: Bolsista Suelen explicando as regras do jogo para os alunos da turma 301.

 Figura 02: Bolsista Alexia questionando os alunos da turma 301 sobre o assunto sexualidade.

 Figura 03: Alunos da turma 301 debatendo sobre a pergunta feita.


 Figura 04: Bolsista fazendo uma pergunta do jogo para os alunos da turma 300.

 Figura 05: Bolsista realizando um debate com os alunos na turma 300.

 Figura 06: Alunos da turma 300 discutindo para responder as questões do jogo.

 Figura 07: Alunos da turma 101 realizando a atividade.


 Figura 08: Bolsista Alexia coordenando a atividade. Turma 101.

Nenhum comentário:

Postar um comentário