Por Suelen Mattoso
A gravidade da AIDS e a escalada das doenças sexualmente
transmissíveis não permitem contemporização; dão a urgência para motivar e
encorajar os jovens a adotarem práticas seguras para evitar a transmissão das
doenças sexualmente transmissíveis e da AIDS. O trabalho de prevenção dessas
doenças, desenvolvido nas escolas e outras instituições, pode ajudar crianças e
adolescentes a terem uma visão positiva da sexualidade. Adicionalmente,
possibilita o desenvolvimento uma comunicação clara nas relações interpessoais,
de valores próprios a partir de um pensamento crítico, auxilia na compreensão
do seu comportamento e o do outro e na tomada de decisões responsáveis. Enfim,
a educação sexual desenvolve conhecimentos e atitudes em questões relacionadas
à sexualidade, DST e AIDS, que propiciem a escolha de um modo de vida saudável.
Com este pensamento está sendo
desenvolvido, por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à
Docência – PIBID, um jogo de tabuleiro sobre sexualidade com alunos do ensino
médio da E. E. de E. M. João Pedro Nunes.
Primeiramente, o jogo de trilha (em
tabuleiro) foi confeccionado, onde em algumas “casas” do jogo foram inseridas
pontos de interrogação, onde é feita a uma pergunta sobre o assunto
sexualidade. Essas perguntas são relacionadas com as outras atividades já
realizadas do projeto, como doenças sexualmente transmissíveis, puberdade, uso
de preservativo, etc.
No
dia 18.03.15, o jogo foi aplicado para os alunos das turmas 300, 301 e 101, atingindo
até o momento 81 alunos.
As
turmas, uma de cada vez e no seu período de aula, foram divididas em grupos de
dez alunos. Por sua vez, cada grupo foi dividido em duas equipes, onde uma
equipe fica com o pião verde e o outra com o pião vermelho. Jogando um dado, os
alunos movem o pião sobre o tabuleiro, ao cair em uma “casa questão” (casa com
pergunta) os alunos devem responder corretamente a pergunta, caso contrário,
ficam uma rodada sem jogar, o grupo que chegar ao fim primeiro, vence.
Pode-se observar um
grande interesse dos alunos quanto à atividade, na qual participaram
ativamente.
Os educandos alcançaram o objetivo
da prática com sucesso, pois além de responderem as perguntas, em sua grande
maioria de forma correta, os alunos interagiram bastante trazendo suas dúvidas
e curiosidades.
Sendo assim, a atividade não foi
somente um jogo de tabuleiro, mas também um “bate-papo” muito interessante,
informativo e divertido.
Esta atividade continuará sendo
realizada na escola até atingir todos os alunos do ensino médio e anos finais
do ensino fundamental.
Figura 01: Bolsista
Suelen explicando as regras do jogo para os alunos da turma 301.
Figura 02: Bolsista
Alexia questionando os alunos da turma 301 sobre o assunto sexualidade.
Figura 03: Alunos
da turma 301 debatendo sobre a pergunta feita.
Figura 04: Bolsista fazendo uma pergunta do jogo para os alunos da
turma 300.
Figura 05: Bolsista
realizando um debate com os alunos na turma 300.
Figura 06: Alunos
da turma 300 discutindo para responder as questões do jogo.
Figura 07: Alunos
da turma 101 realizando a atividade.
Figura 08: Bolsista
Alexia coordenando a atividade. Turma 101.
Nenhum comentário:
Postar um comentário