Por
Maiara Noronha - Pibid - Instituto Menna Barreto
No
dia 19 de março foi realizada intervenção com os alunos do 1º Ano do Ensino
Médio Politécnico do Instituto de Educação Menna Barreto, durante a disciplina
de Física. Os alunos estiveram na sala de áudio da instituição para realizar
uma atividade sobre “Movimentos”, conteúdo abordado pelo professor em sala de
aula durante o estudo da Mecânica. A atividade consistiu de um jogo – Figura
01- elaborado pela Pibidiana Maiara
Noronha, do Subprojeto Biologia, o qual foi retirado do site: www.if.usp.br_gref_mec_mec1, do GREF – Grupo de Reelaboração do Ensino de
Física - é um grupo de professores da
rede estadual de ensino de São Paulo coordenados por docentes do Instituto de
Física da USP, o qual tem o objetivo de elaborar uma proposta de ensino de
Física para o ensino médio que esteja vinculada à experiência
cotidiana dos alunos, procurando apresentar a eles a Física como um
instrumento de melhor compreensão e atuação na realidade
- e adaptado para a sala de aula. Durante o jogo, os alunos foram estimulados a
interagir com os colegas e demonstrar-se capazes de trabalhar em equipe. Cada
grupo de alunos, recebeu informações – Figura 02 - sobre objetos presentes no
cotidiano e os classificaram de acordo com os conhecimentos que tinham sobre os
“Movimentos” realizados por cada objeto – Figuras 03 e 04. Os estudantes
demonstraram interesse pela prática e perceberam que os conteúdos abordados na
disciplina de Física estão presentes em nossas vidas e são importantes para o
desenvolvimento de ferramentas que facilitam o dia-a-dia.
Figura 01: tabela de classificação do Jogo “ClassiFísica”.
Figura 02: alguns objetos classificados pelos alunos durante o jogo.
Figura 03: alunos realizando a classificação dos objetos.
Figura 04: alunos lendo as informações sobre os objetos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário