TESTE VOCACIONAL PARTE II
Por:Alice Lemos Costa
Os testes
vocacionais são utilizados como uma ferramenta auxiliar, abrindo um leque de
possibilidades, um instrumento capaz de abrir um canal de comunicação e
reflexão sobre a escolha profissional. A partir de seus itens e de seus
resultados podemos abordar vários aspectos da personalidade e dos interesses de
um jovem. Nesse sentido, a utilização dos testes vem enriquecer o processo de
Orientação Profissional e não resumi-la a aplicação e leitura de resultados.
A atividade foi realizada com 13 alunos da turma 300,
do 3º ano do ensino médio; e com 17 alunos da turma 303 do 3° ano do ensino
médio. Realizada no período da manhã do dia 24 e tarde do dia 27 de novembro de
2015, na E.E.E.M João Pedro Nunes.
Os alunos tiveram uma explicação do que é um teste
vocacional, salientando que não é algo obrigatório, mas sim para um conhecimento
mais amplo das profissões. A apresentação do teste divulgou sua fonte e métodos
de persuasão. As perguntas eram de múltipla escolha, simples e aplicáveis no
cotidiano real dos indivíduos, buscando uma aproximação com suas personalidades
e modo de agir.
As perguntas
foram respondidas individualmente, com o auxílio da folha rascunho. As dúvidas
de cada pergunta foram sanadas conforme surgiam. Após todas as perguntas serem respondidas,
os alunos somaram suas questões e descobriram quais profissões se encaixavam
mais com suas personalidades.
Figura1: Alunos da
turma 300 do 3° ano do ensino médio, da E.E.E.M João Pedro Nunes, analisando e
respondendo as questões do teste vocacional.
Figura 2: Alunos da turma 303 do 3° ano
do ensino médio, da E.E.E.M João Pedro Nunes, observando as alternativas e
discutindo em grupo as opções relatadas no teste vocacional.
Figura 3: Alunos da turma 300 do
3° ano do ensino médio, da E.E.E.M João Pedro Nunes, dialogando sobre os
resultados do teste vocacional, e expondo com quais profissões tiveram mais
afinidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário