Por Alana Bavaro Nogueira
Nos dias 26 de Novembro e 03 de
Dezembro de 2015 foi realizada uma aula prática sobre o efeito estufa e suas
consequências para os ambientes terrestres com as turmas das totalidades 7A e
7B da EJA da escola Marques Luz.
Na atividade prática, os alunos
montaram seus próprios sistemas que simulam o efeito estufa no planeta (Figuras
1, 2, 3 e 4), relacionando cada componente destes sistemas às estruturas que
elas representavam (a lâmpada o sol, o filme pvc a atmosfera, os beckers com
água como sendo os habitantes que sofrem a influência deste sistema). Desta
forma, os estudantes puderam entender de fato a importância do efeito estufa
para a sobrevivência das espécies e o que o agravamento deste efeito pode gerar
de consequências para os biomas, cidades e para a vida na Terra.
As mudanças climáticas estão
diretamente relacionadas ao agravamento do efeito estufa, que se dá
principalmente pelas ações antrópicas, como desmatamento, poluição pela queima
de combustíveis fósseis (tendo como principal agente o gás carbônico), emprego
de certos fertilizantes e desperdício de alimentos que elevam os níveis de
gases de efeito estufa e, por conseguinte, elevam também a temperatura do
planeta. Suas consequências, portanto, causam o derretimento das calotas
polares, aumento do nível do mar, desastres naturais, como maremotos, furacões
e enchentes, e com isso, perda de plantações, inundações, dentre outras (Figura
5).
Para esclarecer que o efeito estufa
é um processo natural que impede que a temperatura em nosso planeta esfrie mais
do que deveria, favorecendo assim a continuidade da vida na Terra, mas que a
sobrecarga deste sistema desestabiliza o equilíbrio energético produzindo o
fenômeno conhecido como aquecimento global, foi utilizado um documentário
ilustrando a importância, as causas e as consequências do efeito estufa e das
mudanças climáticas, bem como de soluções mitigadoras que estão ao alcance de
todos nós, cidadãos, fazermos e cobrarmos de nossos representantes políticos
(Figuras 6 e 7).
Por
fim, foi também utilizado um material de suporte com perguntas relacionadas ao
trabalho em que os alunos puderam responder durante a aula e sanar quaisquer
dúvidas que ainda poderiam persistir (Figura 8).
|
Figura 1: Alunos
da Turma T7A (grupo 1) preparando os sistemas de efeito estufa. |
|
Figura 2:
Alunos da Turma T7A (grupo 2) preparando os sistemas de efeito estufa.
|
|
Figura
3:
Alunos da Turma T7B (grupo 1) preparando os sistemas de efeito estufa. |
|
Figura
4:
Alunos da Turma T7B (grupo 2) preparando os sistemas de efeito estufa. |
|
Figura
5:
Bolsista-ID palestrando sobre o tema para a turma T7B. |
|
Figura
6:
Alunos da turma T7A assistindo ao documentário. |
|
Figura
7:
Estudantes da turma T7B assistindo ao documentário. |
|
Figura
8:
Bolsista-ID auxiliando na execução do questionário para a turma T7A. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário