PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

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sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

EFEITO ESTUFA

Por Alana Bavaro Nogueira

       Nos dias 26 de Novembro e 03 de Dezembro de 2015 foi realizada uma aula prática sobre o efeito estufa e suas consequências para os ambientes terrestres com as turmas das totalidades 7A e 7B da EJA da escola Marques Luz.
       Na atividade prática, os alunos montaram seus próprios sistemas que simulam o efeito estufa no planeta (Figuras 1, 2, 3 e 4), relacionando cada componente destes sistemas às estruturas que elas representavam (a lâmpada o sol, o filme pvc a atmosfera, os beckers com água como sendo os habitantes que sofrem a influência deste sistema). Desta forma, os estudantes puderam entender de fato a importância do efeito estufa para a sobrevivência das espécies e o que o agravamento deste efeito pode gerar de consequências para os biomas, cidades e para a vida na Terra.
       As mudanças climáticas estão diretamente relacionadas ao agravamento do efeito estufa, que se dá principalmente pelas ações antrópicas, como desmatamento, poluição pela queima de combustíveis fósseis (tendo como principal agente o gás carbônico), emprego de certos fertilizantes e desperdício de alimentos que elevam os níveis de gases de efeito estufa e, por conseguinte, elevam também a temperatura do planeta. Suas consequências, portanto, causam o derretimento das calotas polares, aumento do nível do mar, desastres naturais, como maremotos, furacões e enchentes, e com isso, perda de plantações, inundações, dentre outras (Figura 5).
       Para esclarecer que o efeito estufa é um processo natural que impede que a temperatura em nosso planeta esfrie mais do que deveria, favorecendo assim a continuidade da vida na Terra, mas que a sobrecarga deste sistema desestabiliza o equilíbrio energético produzindo o fenômeno conhecido como aquecimento global, foi utilizado um documentário ilustrando a importância, as causas e as consequências do efeito estufa e das mudanças climáticas, bem como de soluções mitigadoras que estão ao alcance de todos nós, cidadãos, fazermos e cobrarmos de nossos representantes políticos (Figuras 6 e 7).
       Por fim, foi também utilizado um material de suporte com perguntas relacionadas ao trabalho em que os alunos puderam responder durante a aula e sanar quaisquer dúvidas que ainda poderiam persistir (Figura 8).

Figura 1: Alunos da Turma T7A (grupo 1) preparando os sistemas de efeito estufa.

  Figura 2: Alunos da Turma T7A (grupo 2) preparando os sistemas de efeito estufa.

Figura 3: Alunos da Turma T7B (grupo 1) preparando os sistemas de efeito estufa.

Figura 4: Alunos da Turma T7B (grupo 2) preparando os sistemas de efeito estufa.

Figura 5: Bolsista-ID palestrando sobre o tema para a turma T7B.

Figura 6: Alunos da turma T7A assistindo ao documentário.

Figura 7: Estudantes da turma T7B assistindo ao documentário.


Figura 8: Bolsista-ID auxiliando na execução do questionário para a turma T7A.









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