PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Energias renováveis


Por: Pedro Goulart

A partir do convite feito pela professora de Geografia da Escola Marques Luz, foi elaborada uma aula expositivo-dialogada sobre o tema Energias Renováveis, seguida de um jogo de perguntas e respostas para sistematização do assunto.

          A atividade foi ministrada no dia oito de dezembro de 2015, com as totalidades 8A, 8B e 9A do Ensino de Jovens e Adultos - EJA. A atividade foi de grande importância para que os alunos conhecessem um pouco sobre os métodos utilizados para produção de energia limpa (principalmente elétrica) e associassem com os principais métodos de produção de energia utilizados no Brasil, assim como seus benefícios e malefícios.

          A atividade foi realizada de maneira satisfatória, os alunos estavam muito interessados e participativos. No primeiro momento os alunos foram organizados em bancadas, para assistirem uma aula expositivo-dialogada, onde demonstraram muita atenção, ocorrendo perguntas e debates ao final de cada tipo de energia renovável explicada.

          Em um segundo momento, os mesmos foram submetidos a um jogo de perguntas e respostas de múltipla escolha. O laboratório de ciências estava lotado devido ao grande número de alunos na sala (Figura 1), mas felizmente, isto não foi um problema e sim um benefício. Todos os alunos participaram do Jogo e o clima de competição fez com que os mesmos se empenhassem em responder corretamente as questões.


Figura 1: Alunos das totalidades 8A, 8B e 9A, assistindo a aula teórica.
A avaliação da atividade foi realizada a partir da participação dos alunos durante a aula e do resultado do jogo. Com base nestes aspectos foi possível constatar que os alunos estavam interessados no conteúdo e conseguiram entender grande parte das informações que foram comentadas, afinal 100% das questões do jogo foram respondidas com exatidão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário