Por: Pedro Goulart
A partir do convite feito pela professora de Geografia da Escola
Marques Luz, foi elaborada uma aula expositivo-dialogada sobre o tema Energias
Renováveis, seguida de um jogo de perguntas e respostas para sistematização do
assunto.
A atividade foi ministrada no dia oito
de dezembro de 2015, com as totalidades 8A, 8B e 9A do Ensino de Jovens e
Adultos - EJA. A atividade foi de grande importância para que os alunos conhecessem
um pouco sobre os métodos utilizados para produção de energia limpa
(principalmente elétrica) e associassem com os principais métodos de produção
de energia utilizados no Brasil, assim como seus benefícios e malefícios.
A atividade foi realizada de maneira
satisfatória, os alunos estavam muito interessados e participativos. No primeiro
momento os alunos foram organizados em bancadas, para assistirem uma aula
expositivo-dialogada, onde demonstraram muita atenção, ocorrendo perguntas e
debates ao final de cada tipo de energia renovável explicada.
Em um segundo momento, os mesmos foram
submetidos a um jogo de perguntas e respostas de múltipla escolha. O
laboratório de ciências estava lotado devido ao grande número de alunos na sala
(Figura 1), mas felizmente, isto não foi um problema e sim um benefício. Todos os
alunos participaram do Jogo e o clima de competição fez com que os mesmos se
empenhassem em responder corretamente as questões.
Figura 1: Alunos das totalidades 8A, 8B e 9A, assistindo a aula teórica. |
A
avaliação da atividade foi realizada a partir da participação dos alunos
durante a aula e do resultado do jogo. Com base nestes aspectos foi possível
constatar que os alunos estavam interessados no conteúdo e conseguiram entender
grande parte das informações que foram comentadas, afinal 100% das questões do
jogo foram respondidas com exatidão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário