PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

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domingo, 27 de março de 2016

NEGOCIANDO O USO DO PRESERVATIVO

Por Suelen Mattoso

            Pessoas sexualmente ativas devem reconhecer que possuem responsabilidades adicionais. Dentre elas, está a possibilidade de uma gravidez não planejada, e os riscos de se adquirir (ou transmitir) DSTs: as doenças sexualmente transmissíveis.
            Felizmente temos um instrumento capaz de reduzir consideravelmente as chances de um ou desses dois eventos acontecerem: a camisinha. Feita geralmente de látex (camisinha masculina) ou poliuretano (camisinha feminina); ela é um método de barreira bastante eficaz, quando utilizado corretamente
            Além de importante contraceptivo, a camisinha é um dos principais métodos para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST), como AIDS, gonorréia, sífilis, hepatite B, herpes genital, verruga genital (HPV), câncer do colo uterino, entre outras. São doenças sérias, que podem trazer uma série de riscos e complicações à saúde. Preveni-las depende muito da conscientização de cada um. Nesse processo, informação e camisinha, sem dúvida, são instrumentos bastante eficazes!
      Sendo assim foi proposta a atividade “Negociando o uso de preservativo” com alunos do ensino médio da E.E.E.M João Pedro Nunes, partindo do desejo de reforçar a importância de sua utilização, conscientizando os alunos de que uma relação perigosa, sem hábitos preventivos, pode causar sérios problemas a saúde das pessoas envolvidas.
        Primeiramente, as turmas foram conduzidas, uma por vez, até o pátio da escola onde ficaram dispostas em círculo (Fig. 11). Uma bola circulou pelo grupo enquanto a bolsista, com os olhos fechados, foi dizendo: batata quente, batata quente, batata quente, queimou...  Quando a bolsista falasse queimou, a pessoa que estivesse com a batata quente pegava, dentro de um recipiente localizado no meio do círculo, uma situação para responder. Por exemplo, “Se alguém falar: – As pessoas com aids deveriam ser isoladas. Você responde...” “Se alguém falar: Camisinha não é natural, me bloqueia. Você responde...”
A brincadeira continuou por algum tempo, possibilitando a maior participação possível (Fig. 12).
A bolsista discutiu com o grupo as negociações que foram feitas, cujas principais ideias foram por ela anotadas. Estimulando o grupo a refletir sobre a pertinência ou não dos argumentos utilizados, e a criar outros argumentos para as respostas (Fig. 13) 

Fig. 11 – Alunos dispostos em círculo para a realização da atividade.

 Fig. 12 – Aluno lendo e respondendo a situação proposta.

Fig. 13 – Bolsista discutindo com o grupo as negociações que foram feitas.

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