PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

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quinta-feira, 23 de julho de 2015

Solubilidade


Por Pedro Goulart
 
          Na noite de 1º de Julho de 2015, foi realizada a prática de Solubilidade com as turmas 8A e 8B, 2º ano do Ensino Médio do EJA, da Escola Estadual de Ensino Médio Dr. José Sampaio Marques Luz, Cidade de São Gabriel - RS.
          Com o intuito de esclarecer aos alunos o processo da solubilidade de diferentes solutos nos solventes e como isso influencia na saturação das soluções, foi demonstrado na aula prática a reação da mistura da água com sal.
          Esta prática de solubilidade e saturação das soluções também foi utilizada para abordar o conceito de ligações de hidrogênio, demonstrando a relação entre as forças intermoleculares e solubilidade das substâncias.
 
          Nesta prática os alunos realizaram o cálculo da quantia de sal (em gramas) necessária para saturar 300ml de água e realizaram o ato de saturar, hipersaturar e precipitar a mistura (Figura 1).
Figura 1: Solução do grupo A em processo de precipitação após a adição do álcool na mistura.
         
          Durante a prática os alunos realizaram todos os procedimentos com grande habilidade e entusiasmo. Demonstraram grande interesse no assunto, relacionaram com o seu cotidiano e perguntaram aos pibidianos diversas vezes, havendo situações onde os próprios colegas compartilhavam suas hipóteses para responder as dúvidas.
          Os pibidianos Alana Bavaro e Pedro Goulart, junto a Supervisora Stefânia de Godoi, explicaram aos alunos os processos e responderam suas perguntas (Figuras 2 e 3).
Figura 2: Pibidiana Alana explicando o efeito do álcool nas misturas que estavam sendo produzidas.
 
Figura 3: Pibidiano Pedro e Supervisora Stefânia mostrando o efeito do álcool nas misturas.
 
          A Avaliação foi realizada a partir do desenvolvimento cognitivo dos alunos durante a prática. A partir destas observações foi constatado que grande parte dos alunos compreenderam o assunto e chegaram a resposta corretas, desde o cálculo das gramas de sal até o porquê da saturação. Os mesmos, também fizeram perguntas e relacionaram com o seu cotidiano.
          Com isso pode-se inferir que a prática foi aproveitada pelos alunos e que será de utilidade pessoal de cada um, seja na hora de produzir um soro caseiro ou fazer comida.

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