PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Misturas

Por Bruna Barcelos
                Nos dias 13 e 15 de abril de 2015, ocorreu na Escola Marques Luz uma aula prática sobre misturas homogêneas e heterogêneas, com os alunos das turmas 7A e 7B do EJA do turno da noite com o intuito de mostrá-los a importância e funcionamento das misturas no nosso dia-a-dia.
         Para a prática utilizou-se quatro copos de Bequér que foram etiquetados, numerando-os de 1 a 4. Em cada copo fez-se uma mistura que estava indicada na tabela do livro didático que é utilizado pelos alunos. Os discentes foram orientados a observar o que ocorria logo após a realização da mistura e registrar na tabela. Então, os copos foram deixados em cima da bancada do laboratório para repouso por dois dias. As misturas seguiram sendo observadas pelos alunos no dia seguinte e dois dias depois, sempre anotando os resultados na tabela (Figura 1 e 2).
         Em geral, os alunos deparam-se com metodologias que nem sempre excitam a verdadeira construção de seu conhecimento. Então, no contexto do ensino de Química, surge à necessidade do desenvolvimento de aulas práticas divertidas e/ou inovadoras que aumentem o interesse e a compreensão dos conteúdos propostos. Foi destacado o motivo de estudar-se as misturas, pois muitas vezes os que é ensinado em Química parece não fazer sentido para os alunos. Ressaltou-se então aos discentes que as misturas fazem parte do cotidiano. Para facilitar a compreensão foram utilizados alguns materiais de misturas utilizadas em suas residências, como vinagre, fermento, ácido acetilsalicílico (aspirina), sabão, entre outros (Figura 3).

Figura 1: Alunos dispostos na bancada para a observação das misturas.

Figura 2: Alunos observando a mistura que se obteve coloração roxa.

Figura 3: Bolsista com os materiais utilizados no dia-a-dia dos alunos como fermento e sabão, dispostos na bancada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário