Por Bruna Barcelos
Nos
dias 13 e 15 de abril de 2015, ocorreu na Escola Marques Luz uma aula prática
sobre misturas homogêneas e heterogêneas, com os alunos das turmas 7A e 7B do
EJA do turno da noite com o intuito de mostrá-los a importância e funcionamento
das misturas no nosso dia-a-dia.
Para a prática utilizou-se quatro copos
de Bequér que foram etiquetados, numerando-os de 1 a 4. Em cada copo fez-se uma
mistura que estava indicada na tabela do livro didático que é utilizado pelos alunos.
Os discentes foram orientados a observar o que ocorria logo após a realização
da mistura e registrar na tabela. Então, os copos foram deixados em cima da
bancada do laboratório para repouso por dois dias. As misturas seguiram sendo
observadas pelos alunos no dia seguinte e dois dias depois, sempre anotando os
resultados na tabela (Figura 1 e 2).
Em geral, os alunos deparam-se com
metodologias que nem sempre excitam a verdadeira construção de seu
conhecimento. Então, no contexto do ensino de Química, surge à necessidade do
desenvolvimento de aulas práticas divertidas e/ou inovadoras que aumentem o
interesse e a compreensão dos conteúdos propostos. Foi destacado o motivo de
estudar-se as misturas, pois muitas vezes os que é ensinado em Química parece
não fazer sentido para os alunos. Ressaltou-se então aos discentes que as
misturas fazem parte do cotidiano. Para facilitar a compreensão foram utilizados
alguns materiais de misturas utilizadas em suas residências, como vinagre, fermento,
ácido acetilsalicílico (aspirina), sabão, entre outros (Figura 3).
Figura 1:
Alunos dispostos na bancada para a observação das misturas.
Figura 2:
Alunos observando a mistura que se obteve coloração roxa.
Figura 3:
Bolsista com os materiais utilizados no dia-a-dia dos alunos como fermento e
sabão, dispostos na bancada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário