PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

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quinta-feira, 3 de setembro de 2015

ARTRÓPODES: APRENDENDO SOBRE A EVOLUÇÃO E AS CARACTERÍSTICAS DAS CLASSES

Por Bruno Montezano
No dia 24 do mês de agosto, realizou-se uma atividade prática com a turma 72 da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente João Goulart. A professora de Ciências detectou a necessidade dos alunos vivenciarem atividades práticas, enfatizando o processo de ensino/aprendizagem sobre o tema: artrópodes.
O pibidiano responsável iniciou a atividade fazendo questionamentos para a turma com o intuito de dinamizar e revisar o conteúdo que já havia sido trabalhado. Perguntas norteadoras como: “Qual é a característica em comum entre os diferentes grupos de artrópodes? Quais são os diferentes grupos de artrópodes? Todos possuem veneno? Quando estes animais surgiram no planeta?” possibilitaram um melhor entrosamento entre a turma e o licenciando, pois os alunos se mostraram mais ativos respondendo com interesse as questões propostas. Por se tratar de uma turma relativamente pequena com 20 alunos, elaboraram-se esquemas utilizando o quadro branco e slides no notebook que explicavam a evolução dos grupos de artrópodes, mostrando nas imagens as principais características.
Além disso, posteriormente foi explicado como manusear o estéreo-microscópio (lupa) e logo em seguida, foram expostos diferentes espécimes de artrópodes, como por exemplo, lacraias, piolhos-de-cobra, escorpiões, aranhas, crustáceos e insetos. A maior parte da turma 72 ficou eufórica, havendo diferentes relatos sobre as experiências vivenciadas com estes animais no cotidiano. Alguns alunos estavam com receio de manusear o estéreo-microscópio (lupa) e outros relataram que gostariam de pesquisar mais o assunto dentro do Clube de Ciências.

Sendo assim, esta intervenção obteve como finalidade, despertar a capacidade crítica dos alunos, resgatando os conhecimentos prévios dos estudantes e associando com os novos conceitos incorporados durante a atividade. Acredita-se que outras intervenções de postura teórica associada à prática, seja o caminho para obter um maior aproveitamento da turma.

                                 FIGURA 1. Preparação dos espécimes para observação.


                                FIGURA 2. Interação dos alunos durante a aula teórica.

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