Por Bruno Montezano
No
dia 24 do mês de agosto, realizou-se uma atividade prática com a turma 72 da
Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente João Goulart. A professora de
Ciências detectou a necessidade dos alunos vivenciarem atividades práticas,
enfatizando o processo de ensino/aprendizagem sobre o tema: artrópodes.
O
pibidiano responsável iniciou a atividade fazendo questionamentos para a turma
com o intuito de dinamizar e revisar o conteúdo que já havia sido trabalhado.
Perguntas norteadoras como: “Qual é a característica em comum entre os
diferentes grupos de artrópodes? Quais são os diferentes grupos de artrópodes?
Todos possuem veneno? Quando estes animais surgiram no planeta?” possibilitaram
um melhor entrosamento entre a turma e o licenciando, pois os alunos se
mostraram mais ativos respondendo com interesse as questões propostas. Por se
tratar de uma turma relativamente pequena com 20 alunos, elaboraram-se esquemas
utilizando o quadro branco e slides no notebook que explicavam a evolução dos
grupos de artrópodes, mostrando nas imagens as principais características.
Além
disso, posteriormente foi explicado como manusear o estéreo-microscópio (lupa)
e logo em seguida, foram expostos diferentes espécimes de artrópodes, como por
exemplo, lacraias, piolhos-de-cobra, escorpiões, aranhas, crustáceos e insetos.
A maior parte da turma 72 ficou eufórica, havendo diferentes relatos sobre as
experiências vivenciadas com estes animais no cotidiano. Alguns alunos estavam com
receio de manusear o estéreo-microscópio (lupa) e outros relataram que
gostariam de pesquisar mais o assunto dentro do Clube de Ciências.
Sendo
assim, esta intervenção obteve como finalidade, despertar a capacidade crítica
dos alunos, resgatando os conhecimentos prévios dos estudantes e associando com
os novos conceitos incorporados durante a atividade. Acredita-se que outras intervenções
de postura teórica associada à prática, seja o caminho para obter um maior aproveitamento
da turma.
FIGURA
2. Interação dos alunos durante a aula teórica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário