PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Jogo interativo do Show do Milhão sobre o conteúdo celular


Jogo interativo do Show do Milhão sobre o conteúdo celular

Por:Alice Lemos Costa

No dia 15 de setembro de 2015 foi realizada pelo PIBID, na Escola E.E.E.M João Pedro Nunes, o jogo interativo do show do milhão, sobre o conteúdo celular. Contando com a presença de 32 alunos da turma 100, do 1º ano do ensino médio. E com 25 alunos da turma 102, também do 1º ano do ensino médio. O tema “célula: componentes e funções” visava revisar e fixar o conteúdo utilizando métodos alternativos.        
O jogo era virtualmente interativo, perguntas aleatórias com o contexto do conteúdo celular. Os acessórios como placas, foram elaborados com EVA e palito de picolé.
A formação dos seres vivos é complexa, a composição e todas as suas ramificações são, de uma maneira geral, lúdicas para uma visualização corriqueira. A importância de conhecer o meio celular, de que somos formados, resulta em um avanço intelectual, sendo que não há muito tempo esse meio veio a conhecimento social.
Os alunos, primeiramente, foram organizados em subgrupos, onde os mesmos aceitaram passivamente a ordem de sorteio. De acordo com o desenvolvimento do jogo, soltaram-se bastante a ponto de brincarem naturalmente na atividade.
No decorrer da atividade, os alunos responderam às perguntas do jogo, atuando como uma revisão do conteúdo do trimestre. Conforme os alunos acertavam as perguntas orais, mudava-se o nível de dificuldade do assunto. Quando perguntas eram respondidas de maneira errada, eram feitas explicações corretivas tanto da professora supervisora quanto da bolsista ID. Era possível que o aluno que estava como jogador principal pudesse obter ajuda dos demais colegas que jogavam, por intermédio de suportes oferecidos. Tivemos por ordem de sorteio 3 alunos dispostos como universitários, 7 alunos como auxilio de placas, 1 jogador principal e os demais eram sorteados para serem substitutos conforme as perguntas eram respondidas.



Figura 1- Alunos da turma 102 do 1° ano do ensino médio, recebendo informações do jogo, interagindo juntamente com a bolsista ID.



Figura 2 - Alunos da turma 100 do 1° ano do ensino médio, representando os universitários que auxiliavam o jogador principal.





Figura 3- Alunos da turma 100 do 1° ano do ensino médio, com as placas que auxiliavam o jogador principal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário