PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

BIOLOGIA: A VIDA EM TODAS AS SUAS FORMAS E MANIFESTAÇÕES.

Por Bruno Montezano

No dia 21 de setembro em comemoração ao dia do biólogo, transcorrido em 03 de setembro, o grupo PIBID da Escola Presidente João Goulart realizou uma atividade com intuito de conscientizar os estudantes da suma importância da ciência para o desenvolvimento humano cientifico e tecnológico.
Primeiramente, ocorreu uma palestra onde foi explicado o que é a Universidade Federal do Pampa, bem como as oportunidades, os projetos e os programas de bolsas que a Unipampa oferece. No decorrer, foram apresentadas pelo pibidiano Bruno Montezano as áreas de atuação do biólogo, as vivências estabelecidas ao longo da graduação dos acadêmicos de biologia, os benefícios e as oportunidades geradas pela Unipampa. Além disso, houve o relato das experiências dos acadêmicos-palestrantes convidados, sendo eles: Rodrigo Paidano, contando suas aventuras no continente Antártico onde desenvolve suas pesquisas, e Suziane Barcellos que descreveu sua viagem por meio do Programa Ciências Sem Fronteiras para a Austrália.
Logo após, houve o esclarecimento de algumas dúvidas em relação a projetos de extensão e programas implantados pelo governo dentro da Universidade. Para finalizar a intervenção foi montada uma exposição, onde os pibidianos estavam explicando as diferentes áreas de Ciências com algumas amostras que incluíam modelos didáticos da licenciatura, coleções didáticas de espécimes de animais e plantas. 
No início desta atividade muitos alunos não demonstraram interesse. Desse modo, foram feitos questionamentos que desenvolveram a capacidade crítica dos estudantes juntamente com a contribuição dos acadêmicos convidados que despertaram a curiosidade dos alunos e tornaram a palestra mais dinâmica. Durante a exposição os alunos ficaram muito empolgados, alguns fizeram relatos sobre suas vivências com os animais e outros estavam com receio de manuseá-los.
A participação e o interesse dos estudantes foram considerados fundamentais, e, portanto, deve ocorrer no ensino de Ciências, uma democratização, visando o desenvolvendo do cidadão numa série de competências, preparando-o para entender e transformar o mundo em que vive.

Figura 1. Relato da experiência de Rodrigo Paidano na Antártica.    

Figura 2. Relato da experiência de Suziane Barcelos na Austrália. 

 Figura 3. Pibidiano explicando as diferentes áreas da Biologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário