PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

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domingo, 18 de outubro de 2015

Herpetologia: Desvendando Anfíbios e Répteis

Por Ana Maria Bolzan

      Herpetologia é o ramo da Zoologia que estuda os anfíbios e os répteis. Os primeiros anfíbios surgiram no Período Devoniano há cerca de 400 milhões de anos atrás. Eles apresentam a pele permeável e grande parte das espécies possui uma fase larval aquática, conhecida como girino. Devido a essas características, a maioria das espécies está restrita à ambientes aquáticos e úmidos. A classe dos Anfíbios (Amphibia) é dividida em três ordens: Urodela ou Caudata (salamandras), Gymnophiona (cecílias ou cobras-cegas) e Anura (sapos, rãs e pererecas).
      Já os primeiros répteis surgiram durante o Período Carbonífero, à cerca de 300 milhões de anos atrás. O surgimento do ovo amniótico neste grupo foi um fator importante na conquista do ambiente terrestre, pois proporcionou proteção mecânica e também proteção contra a dessecação. A classe dos Répteis (Reptilia) reúne animais bem distintos com relação a aparência e ecologia, seus representantes são as tartarugas (Testudines), os crocodilianos (Crocodylia) e os Squamata (cobras e lagartos).
        Para que os alunos pudessem conhecer melhor e ter um maior contato com esses animais, no dia 28 de setembro de 2015 foi realizada intervenção sobre anfíbios e répteis para as turmas do 7º ano da E.M.E.F. Presidente João Goulart. Foram apresentadas curiosidades, houve esclarecimento de algumas lendas e mitos populares que envolvem sapos e serpentes (Figura 1). Além disso, foi tratado sobre a diversidade de cantos dos sapos que cantam para atrair as fêmeas, diferenças populares de sapo, rã e perereca, mudas das serpentes e lagartos, dentição das serpentes, diferença entre animal peçonhento e venenoso, entre outros aspectos da história natural de anfíbios e répteis.
     Através dessa intervenção, os alunos puderam ter contado prático, tanto visual, como auditivo e tátil com espécimes dos animais que estudam nas aulas somente de forma teórica (Figuras 2 e 3).

Figura 1. Bolsista apresentando exemplares de anfíbios e répteis.

Figura 2. Alunos observando exemplares de anfíbios e répteis.

Figura 3. Alunos observando exemplares de anfíbios e répteis.

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