Por Maria Teresa
No
dia 30 de Setembro os alunos da sala 103, 104 e 203 da Escola João Pedro Nunes
participaram da prática “Indicadores de Ácidos e Bases”, a atividade tinha como proposta possibilitar que os alunos questionassem
e compreendessem as propriedades inversas dos ácidos e bases através de um indicador ácido-base natural,
extraído da folha do repolho roxo. As substâncias presentes no extrato deste vegetal que o fazem mudar de cor em
ácidos e bases são as antocianinas.
Para a atividade, primeiramente os
alunos trituraram folhas de repolho junto a água, após enumeraram 8 tubos de
ensaio e colocaram em cada um aproximadamente
2 centímetros de cada material, os quais foram: sal, açúcar, sabão em pó,
bicarbonato de sódio, leite, soda cáustica,
água sanitária e vinagre. Em seguida com o auxílio de um conta-gotas colocou-se
a solução que foi triturada junto ao repolho, em cada tubo de ensaio. Os alunos
deveriam observar a coloração obtida em cada tubo. Ao final da atividade responderam algumas perguntas, onde foi possível notar o interesse e
entendimento destes à prática realizada.
FIGURA
1.
Alunos da turma 104 realizando prática.
FIGURA
2.
Alunos da turma 104 e bolsista explicando a prática.
FIGURA 3. Alunos da turma 104 realizando a prática. |
FIGURA
4.
Alunos da sala 103 realizando a prática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário