Por Alana Bavaro Nogueira
Com a finalidade de relacionar conceitos biológicos como produto final de eventos físico-químicos naturais, no dia 28 de Agosto de 2015 foi ministrada uma aula prática intitulada “Capilaridade” para os alunos do 2º ano do ensino médio, totalidades 8A e 8B do EJA da escola Marques Luz (Figura 1). Nesta atividade, os alunos fizeram soluções com diferentes cores, utilizando corante de alimentos, para expor o caule de crisântemos brancos a estas soluções. Ao observar as cores sendo absorvidas pela planta e colorindo as pétalas ocorrendo frente a eles possibilitou a associação destes fenômenos não só a uma demonstração prática, mas também a perceberem a proximidade destas áreas de estudo (química, física e biologia).
Na aula, foram trabalhados os conceitos de força de coesão e adesão da água, capilaridade, diferença de potencial hídrico, compostos orgânicos e inorgânicos encontrados no solo e solúveis em água. Também, foi discutida uma alternativa de recuperação de áreas degradadas, a fitorremediação, técnica hoje em dia bastante utilizada quando é considerado o potencial de absorção planta-solo associado aos fenômenos previamente citados, a resistência da planta aos tóxicos do local a trabalhar, dentre outros protocolos. Por último, foi apresentado um vídeo de curta-metragem em que uma empresa utiliza este método para recuperação total e de partes de áreas degradadas com sucesso (Figura 2).
Figura
1 - Bolsista-ID realizando a aula sobre "Capilaridade" com alunos
EJA.
Figura
2 - Alunos do 2º E.M. EJA assistindo ao
vídeo sobre Fitorremediação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário