PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

AULA PRÁTICA DIA DO BIÓLOGO SELEÇÃO NATURAL




AUTOR: Luiz Felipe Ribeiro


  A atividade prática Dia do Biólogo Seleção Natural ocorreu no dia 30 de setembro, sendo realizada no ginásio da Escola Marques Luz com as turmas 101, 102, 201 e 301 do ensino médio do turno manhã, contando com a colaboração de diversas  professoras que levaram seus alunos, a participarem desta data comemorativa, onde participaram aproximadamente 70 alunos.
 O tema “Seleção Natural” foi escolhido para a realização da atividade dia do biólogo, por ser uma matéria de fácil entendimento, despertando o interesse e a participação dos educandos, além de ser um conteúdo trabalhado nas disciplinas de biologia e história dentre outras afins. Trabalhando assim a interdisciplinaridade, objetivo deste projeto, unindo as diferentes áreas do conhecimento em torno de um tema central no caso a seleção natural. A seleção natural consiste em selecionar indivíduos mais adaptados a determinada condição ecológica, eliminando aqueles desvantajosos para essa mesma condição. Ao entender está teoria os educandos compreendem melhor o desenvolvimento das espécies de plantas e animais presentes na natureza, assim como a extinção de algumas espécies.

    A atividade iniciou com uma explanação sobre o tema, logo a seguir as turmas presentes no pavilhão da escola foram convidadas a participar da prática, contando com a colaboração de vários voluntários (Figuras 1 e 2). Na prática de seleção natural utilizamos sementes de diversos tipos e ferramentas comuns em qualquer residência para demonstrar que a diferenciação de tipos de bicos existentes em aves é resultado da adaptação ao ambiente em que vivem como busca da melhor forma de alimentação. Com esta prática percebemos que atividades simples contribuem para o aprendizado facilitando o entendimento dos alunos para temas teóricos, que muitas vezes se tornam difíceis de serem trabalhados em sala de aula.


                                 Figura 1 - Educandos participando da atividade com sementes.

                                Figura 2 - A escolha da ferramenta (bico) influenciando na coleta do alimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário