PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

DESVENDANDO LENDAS, MITOS E CURIOSIDADES A CERCA DOS RÉPTEIS E ANFÍBIOS

Por Suelen Mattoso

            O Brasil é o país com a maior diversidade biológica no mundo. Nossa variedade de biomas e ecossistemas abriga riquezas bióticas estimadas em 15% a 25% de todas as espécies do Planeta. O Rio Grande do Sul detém uma parcela expressiva desta biodiversidade, abrangendo cerca de 95 espécies de anfíbios e 120 espécies de répteis.
Com este pensamento foi realizada no dia 26 de setembro de 2015, uma aula prática sobre a importância dos répteis e anfíbios, com os alunos do ensino médio da E. E. de E. M. João Pedro Nunes.
O tema abordado foi escolhido em decorrência da concepção errônea que a maioria das pessoas tem a respeito destes animais, tidos como “perigosos, venenosos e nojentos”. No entanto, ao contrário do que muitos pensam, são de grande importância para a preservação da fauna e dos ecossistemas como um todo. Estes animais são freqüentemente mortos devido ao medo e a falta de informações corretas a seu respeito. Esta repulsa que a maior parte da população sente é cultural, passa de geração para geração e se baseia na maioria das vezes em lendas e mitos, frutos da falta de conhecimento das pessoas.
       A atividade foi realizada no laboratório, com o auxílio de um projetor, onde foi feita uma abordagem geral através da apresentação de imagens dos grupos de répteis e anfíbios. Também foram utilizados exemplares de animais pertencentes a estes grupos, emprestados pela Unipampa, bem como da coleção didática da escola, para um melhor entendimento do assunto.
Foi explicada origem, diversidade, características morfológicas do grupo, bem como habitat, reprodução, alimentação e curiosidades destes animais.
Como principal foco, foram desmistificadas várias lendas e mitos sobre este grupo.

Por fim, foi exposta aos alunos a importância que estes indivíduos tem na natureza e para vida do próprio ser humano, enfatizando assim a sua preservação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário