PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

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domingo, 18 de outubro de 2015

Percebendo nosso Planeta como um grande ser vivo: construção de terrário com garrafa PET

Por Ana Maria Bolzan

Todos os seres vivos dependem de elementos não vivos para sobreviver. Dentre esses elementos estão a água, as rochas, o solo e o ar. Na década de 1970, James Lovelock idealizou a hipótese de Gaia, segundo a qual, nosso planeta seria um enorme ser vivo capaz de obter energia para seu funcionamento, regular seu clima e temperatura, eliminar o que não é necessário e combater suas próprias doenças. Diante disso, a intervenção teve o objetivo de mostrar para as crianças do 3º ano do ensino fundamental da E.M.E.F. Presidente João Goulart que todos os seres vivos e elementos não vivos da natureza estão interligados e dependemos deles para sobreviver.
Para que os alunos entendessem o planeta Terra diante dessa perspectiva, eles construíram terrários de garrafa Pet em grupo. O material necessário para a construção de cada terrário foi: garrafas PET de 2l; pedrinhas; carvão vegetal; terra preta de jardim; 2 mudas de plantas pequenas; animais pequenos que vivem em um canteiro (grilo, minhoca, joaninha, formiga); 3 sementes de feijão; 1 colher de sopa; fita adesiva transparente.
Os terrários foram confeccionados no dia 25 de agosto de 2015 (Figuras 1 e 2) e foram deixados na sala de aula, seguindo as seguintes orientações: Deixar o terrário fora da exposição direta do sol; deixar o terrário na sombra, mas não no escuro; não fazer nenhum buraco ou furo na garrafa. Além disso, foram levantadas hipóteses/perguntas sobre o que iria acontecer com os elementos do terrário (água, solo, ar, plantas e animais). As perguntas foram as seguintes: O que irá acontecer com o terrário?; O que irá acontecer com as plantas?; As sementes de feijão irão nascer no terrário fechado?; O que acontecerá com a água?; As paredes da garrafa estão com gotinhas de água?; O ar irá acabar?; Os animais continuarão vivos? Os alunos observaram diariamente e tomaram nota das respostas.
No dia 31 de agosto verificamos o que havia acontecido (Figura 3). Os alunos mostraram seus terrários e relataram que as plantinhas não haviam morrido; algumas sementes de feijão germinaram; a água não secou e ficou embaixo, junto às pedrinhas; formaram-se gotinhas de água na borda da garrafa; eles acharam que o ar não tinha acabado; a maioria dos animais (minhocas e grilos) continuaram vivos. Então foi perguntado a eles por que aquilo havia acontecido. Alguns disseram: "As plantas e animais não morreram porque ainda tem água.", mas a maioria não conseguiu abstrair uma explicação maior. Foi então que se deu a explicação da importância dos elementos não vivos, como o solo, a água e o ar para a sobrevivência de plantas, animais e outros seres vivos (Figura 4).
O terrário pode ser visto como nosso planeta, que precisa de todos os elementos em equilíbrio para viver com saúde. Para finalizar foi conversado com os alunos sobre a importância da conservação dos solos, de não poluir a água e o ar, pois são essenciais para a sobrevivência dos seres humanos e de todos os seres vivos.
Figura 1. Confecção dos terrários.
Figura 2. Confecção dos terrários.
Figura 3. Bolsista, professora e alunos do 3º ano com seus terrários.




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