Por
Ana Maria Bolzan
Todos
os seres vivos dependem de elementos não vivos para sobreviver. Dentre esses
elementos estão a água, as rochas, o solo e o ar. Na década de 1970, James
Lovelock idealizou a hipótese de Gaia, segundo a qual, nosso planeta seria um
enorme ser vivo capaz de obter energia para seu funcionamento, regular seu
clima e temperatura, eliminar o que não é necessário e combater suas próprias
doenças. Diante disso, a intervenção teve o objetivo de mostrar para as
crianças do 3º ano do ensino fundamental da E.M.E.F. Presidente João Goulart
que todos os seres vivos e elementos não vivos da natureza estão interligados e
dependemos deles para sobreviver.
Para
que os alunos entendessem o planeta Terra diante dessa perspectiva, eles
construíram terrários de garrafa Pet em grupo. O material necessário para a
construção de cada terrário foi: garrafas PET de 2l;
pedrinhas; carvão vegetal; terra preta de jardim; 2 mudas de plantas
pequenas; animais pequenos que vivem em um canteiro (grilo, minhoca,
joaninha, formiga); 3 sementes de feijão; 1 colher de sopa; fita
adesiva transparente.
Os terrários foram
confeccionados no dia 25 de agosto de 2015 (Figuras 1 e 2) e foram deixados na sala de
aula, seguindo as seguintes orientações: Deixar o terrário fora da exposição
direta do sol; deixar o terrário na sombra, mas não no escuro; não fazer nenhum
buraco ou furo na garrafa. Além disso, foram levantadas hipóteses/perguntas
sobre o que iria acontecer com os elementos do terrário (água, solo, ar,
plantas e animais). As perguntas foram as seguintes: O que irá acontecer com o
terrário?; O que irá acontecer com as plantas?; As sementes de feijão irão
nascer no terrário fechado?; O que acontecerá com a água?; As paredes da
garrafa estão com gotinhas de água?; O ar irá acabar?; Os animais continuarão
vivos? Os alunos observaram diariamente e tomaram nota das respostas.
No dia 31 de agosto verificamos o que havia acontecido (Figura 3). Os
alunos mostraram seus terrários e relataram que as plantinhas não haviam
morrido; algumas sementes de feijão germinaram; a água não secou e ficou
embaixo, junto às pedrinhas; formaram-se gotinhas de água na borda da garrafa;
eles acharam que o ar não tinha acabado; a maioria dos animais (minhocas e
grilos) continuaram vivos. Então foi perguntado a eles por que aquilo havia
acontecido. Alguns disseram: "As plantas e animais não morreram porque
ainda tem água.", mas a maioria não conseguiu abstrair uma explicação
maior. Foi então que se deu a explicação da importância dos elementos não
vivos, como o solo, a água e o ar para a sobrevivência de plantas, animais e
outros seres vivos (Figura 4).
O terrário pode ser visto como nosso
planeta, que precisa de todos os elementos em equilíbrio para viver com saúde. Para
finalizar foi conversado com os alunos sobre a importância da conservação dos
solos, de não poluir a água e o ar, pois são essenciais para a sobrevivência
dos seres humanos e de todos os seres vivos.
Figura 1. Confecção dos terrários. |
Figura 2. Confecção dos terrários. |
Figura 3. Bolsista, professora e alunos do 3º ano com seus terrários. |
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