PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

AS CHUVAS ÁCIDAS E DIFERENÇAS DE pH DAS SUBSTÂNCIAS

Por Janaina Lopes Munhoz Paranhos

No dia 1 de outubro, foi realizado com a turma 63 da Escola Municipal Ensino Fundamental Presidente João Goulart, uma mini palestra sobre a chuva ácida causada pelas indústrias e automóveis com a liberação de agentes poluentes pela queima de combustíveis fósseis não renováveis. Também foi discutido as suas causas e efeitos para o meio ambiente, como evitar a poluição, as diferenças de pH das substâncias para um melhor entendimento sobre a acidez de substâncias. Logo após, foram realizados experimentos práticos referentes à chuva ácida, como também testes de pH de substâncias do nosso dia a dia para descobrir quais são ácidas e básicas, assim como quais são neutras.
Primeiramente, foi realizado passo a passo um experimento usando frasco de vidro com tampa e uma colher aderida de modo que fique na superfície do recipiente, enxofre, suco de repolho roxo e pétalas de rosa. O objetivo deste primeiro experimento foi demonstrar para os alunos as consequências dessa chuva para as plantas. Então, simulamos uma chuva ácida, enchendo menos da metade do vidro com suco de repolho roxo, logo após colocamos enxofre na colher e esquentamos com isqueiro até que começasse a queima do enxofre, então o enxofre misturando-se com o ar originou dióxido de enxofre que em contato com o suco(líquido), deixa o ambiente ácido, mudando a cor da solução para vermelho e as pétalas murcham, ficando acinzentadas e sem vida, assim como ocorre na natureza.
Logo após os alunos divididos em grupos fizeram um segundo experimento para entender melhor o que é um ácido, onde cada grupo recebia duas substâncias e copos com suco de repolho roxo. Em cada copo colocavam uma substância que resultaria na mudança de cor para verde se a substância fosse básica, vermelho se ácida ou continuaria roxo se fosse neutra. No decorrer da atividade os alunos se mostraram muito entusiasmados e ansiosos para começar o quanto antes os experimentos. Ficaram surpresos com a mudança de cores das substâncias, entendo as diferenças entre elas e o que são chuvas ácidas. Também descobriram os efeitos da chuva ácida para o meio ambiente e como evitar a poluição do nosso planeta com medidas simples.

Figura 01. Alunos assistindo animações sobre a formação e poluição das chuvas ácidas.

Figura 02. Alunos acompanhando com atenção cada passo do experimento.


Figura 03. Alunos atentos as explicações do pH das substâncias.





Figura 04. Alunos realizando o experimento e descobrindo o tipo de substância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário