AS CHUVAS ÁCIDAS E DIFERENÇAS
DE pH DAS SUBSTÂNCIAS
Por Janaina Lopes Munhoz Paranhos
No dia 1 de outubro, foi realizado com
a turma 63 da Escola Municipal Ensino Fundamental Presidente João Goulart, uma mini
palestra sobre a chuva ácida causada pelas indústrias e automóveis com a
liberação de agentes poluentes pela queima de combustíveis fósseis não
renováveis. Também foi discutido as suas causas e efeitos para o meio ambiente,
como evitar a poluição, as diferenças de pH das substâncias para um melhor entendimento
sobre a acidez de substâncias. Logo após, foram realizados experimentos
práticos referentes à chuva ácida, como também testes de pH de substâncias do
nosso dia a dia para descobrir quais são ácidas e básicas, assim como quais são
neutras.
Primeiramente, foi realizado passo a
passo um experimento usando frasco de vidro com tampa e uma colher aderida de
modo que fique na superfície do recipiente, enxofre, suco de repolho roxo e
pétalas de rosa. O objetivo deste primeiro experimento foi demonstrar para os
alunos as consequências dessa chuva para as plantas. Então, simulamos uma chuva
ácida, enchendo menos da metade do vidro com suco de repolho roxo, logo após
colocamos enxofre na colher e esquentamos com isqueiro até que começasse a
queima do enxofre, então o enxofre misturando-se com o ar originou dióxido de
enxofre que em contato com o suco(líquido), deixa o ambiente
ácido, mudando a cor da solução para vermelho e as pétalas murcham, ficando
acinzentadas e sem vida, assim como ocorre na natureza.
Logo após os alunos divididos em
grupos fizeram um segundo experimento para entender melhor o que é um ácido,
onde cada grupo recebia duas substâncias e copos com suco de repolho roxo. Em
cada copo colocavam uma substância que resultaria na mudança de cor para verde
se a substância fosse básica, vermelho se ácida ou continuaria roxo se fosse
neutra. No decorrer da atividade os alunos se mostraram muito entusiasmados e ansiosos para começar o quanto antes os experimentos. Ficaram surpresos com a
mudança de cores das substâncias, entendo as diferenças entre elas e o que são
chuvas ácidas. Também descobriram os efeitos da chuva ácida para o meio
ambiente e como evitar a poluição do nosso planeta com medidas simples.
Figura
01. Alunos assistindo animações sobre a formação e poluição das chuvas ácidas.
|
Figura
02. Alunos acompanhando com atenção cada passo do experimento.
|
Figura
03. Alunos atentos as explicações do pH das substâncias.
|
Figura
04. Alunos realizando o experimento e descobrindo o tipo de substância.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário