PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

DANDO NOVOS DESTINOS PARA O QUE JÁ USAMOS

Por Suelen Mattoso

            As atividades humanas produzem muito lixo e isto vem sendo um grande problema para o planeta, pois geramos cada vez mais detritos, e muitos são de difícil decomposição.
            A escola é um lugar de transformação, pois é nela que deverá ser promovida a socialização, a interdependência em detrimento da dependência, a reflexão, além de toda e qualquer ação que possa fazer do aluno – ou até porque não dizer do professor – um ser livre, emancipado para atuar com criticidade na sociedade, visando um planeta saudável, isto é, objetivando a melhoria de sua qualidade de vida.
            Com este pensamento foi desenvolvido, por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, a atividade “Dando novos destinos para o que já usamos”com alunos do 3º ano do ensino fundamental da E. E. de E. M. João Pedro Nunes.
            A atividade será dividida em duas partes.
            No primeiro momento, foi realizada uma conversa com os alunos (figuras 1 e 2), com o auxílio de uma apresentação de slides, para que os educandos entendessem melhor sobre o assunto e para que nós, bolsistas, observássemos o nível de entendimento dos alunos sobre o assunto.
            Em seguida, os educandos foram levados até o pátio da escola, onde enterraram em um buraco lixo orgânico, como por exemplo: casca de laranja, limão, alface, pão e tomate, e em outro buraco, lixo inorgânico, como: garrafas pet, lata de Coca-Cola e sacola plástica (figuras 3 e 4). Esse lixo permanecerá enterrado durante o período de um mês.
            Após passado o tempo previsto (30 dias), ocorrerá o segundo momento da atividade, em que será realizada a reabertura dos buracos onde os lixos se encontravam, para que os alunos observem o grau de decomposição de cada tipo de lixo.
            Espera-se que esses alunos observem que o lixo inorgânico não sofreu nenhuma alteração ao longo do tempo, que os resíduos não deterioraram.
            Após, os alunos serão convidados a confeccionar brinquedos e objetos com esse lixo inorgânico, onde os mesmos podem aprender maneiras de reaproveitar esse tipo de material, evitando que o mesmo acabe prejudicando o meio ambiente.
            No momento, foi realizada a primeira etapa da atividade, para que seja aproveitado o tempo de férias dos alunos para a continuação da intervenção.
                Nesta primeira etapa, ou seja, no momento da discussão sobre o tema podemos observar que os educandos fizeram um exercício de reflexão sobre os problemas que lhes eram expostos através de perguntas e da apresentação de slides.

             A maioria dos educandos se mostrou bastante interessada com relação ao tema, com opiniões consistentes, relatando inclusive histórias vividas por eles sobre o assunto. Foi visível também, a evolução de alguns alunos durante a primeira etapa da atividade, pois os mesmos já conseguiam distinguir os tipos de lixos e opinar sobre sua decomposição e malefícios ao meio ambiente.

 Figura 1 e 2 – Bolsista Suelen Mattoso conversando com os alunos sobre lixo e meio ambiente.

Figura 3 e 4 – Bolsista Suelen Mattoso enterrando o lixo com os alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário