Por
Suelen Mattoso
As atividades humanas produzem muito
lixo e isto vem sendo um grande problema para o planeta, pois geramos cada vez
mais detritos, e muitos são de difícil decomposição.
A escola é um lugar de transformação,
pois é nela que deverá ser promovida a socialização, a interdependência em
detrimento da dependência, a reflexão, além de toda e qualquer ação que possa
fazer do aluno – ou até porque não dizer do professor – um ser livre,
emancipado para atuar com criticidade na sociedade, visando um planeta
saudável, isto é, objetivando a melhoria de sua qualidade de vida.
Com este pensamento foi
desenvolvido, por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à
Docência – PIBID, a atividade “Dando novos destinos para o que já
usamos”com
alunos do 3º ano do ensino fundamental da E. E. de E. M. João Pedro Nunes.
A atividade será dividida em duas
partes.
No primeiro momento, foi realizada
uma conversa com os alunos (figuras 1 e 2), com o auxílio de uma apresentação
de slides, para que os educandos entendessem melhor sobre o assunto e para que
nós, bolsistas, observássemos o nível de entendimento dos alunos sobre o
assunto.
Em seguida, os educandos foram
levados até o pátio da escola, onde enterraram em um buraco lixo orgânico, como
por exemplo: casca de laranja, limão, alface, pão e tomate, e em outro buraco, lixo
inorgânico, como: garrafas pet, lata de Coca-Cola e sacola plástica (figuras 3
e 4). Esse lixo permanecerá enterrado durante o período
de um mês.
Após passado o tempo previsto (30
dias), ocorrerá o segundo momento da atividade, em que será realizada a
reabertura dos buracos onde os lixos se encontravam, para que os alunos
observem o grau de decomposição de cada tipo de lixo.
Espera-se que esses alunos observem
que o lixo inorgânico não sofreu nenhuma alteração ao longo do tempo, que os
resíduos não deterioraram.
Após, os alunos serão convidados a
confeccionar brinquedos e objetos com esse lixo inorgânico, onde os mesmos
podem aprender maneiras de reaproveitar esse tipo de material, evitando que o
mesmo acabe prejudicando o meio ambiente.
No momento, foi realizada a primeira
etapa da atividade, para que seja aproveitado o tempo de férias dos alunos para
a continuação da intervenção.
Nesta primeira etapa,
ou seja, no momento da discussão sobre o tema podemos observar que os educandos
fizeram um exercício de reflexão sobre os problemas que lhes eram expostos
através de perguntas e da apresentação de slides.
A maioria dos educandos se mostrou bastante
interessada com relação ao tema, com opiniões consistentes, relatando inclusive
histórias vividas por eles sobre o assunto. Foi visível também, a evolução de
alguns alunos durante a primeira etapa da atividade, pois os mesmos já
conseguiam distinguir os tipos de lixos e opinar sobre sua decomposição e
malefícios ao meio ambiente.
Figura 1 e 2 – Bolsista Suelen Mattoso conversando com os alunos sobre lixo e meio ambiente.
Figura
3 e 4 – Bolsista Suelen Mattoso enterrando o lixo com os alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário