PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

JOGO "QUAL É O ELEMENTO?"

Por Suelen Mattoso

Dando continuidade ao projeto desenvolvido na Escola João Pedro Nunes, o projeto “Kimicando: A química na K Be Ca”, que tem como objetivo utilizar os jogos didáticos e a aplicação de aulas práticas como ferramentas metodológicas para mediar os processos significativos de ensino-aprendizagem de conteúdos de química de forma ativa e envolvente, promovendo a construção de conhecimentos de modo significativo, realizamos no dia 25 de setembro de 2015, o jogo “qual é o elemento?”, nas turmas de primeiro ano de ensino médio, aos quais ainda não haviam participado da atividade no ano de início do projeto (figura 1).
O jogo consiste em charadas que dão dicas de qual o elemento químico se está falando. A turma foi dividida em grupos onde cada um recebeu um tabuleiro com imagens e nomes dos elementos para auxiliar nas respostas, também foi permitida a consulta na tabela periódica (figura 2).
A atividade continua surpreendendo pelo grande envolvimento dos alunos, e foi possível observar as dificuldades dos educandos em relação ao conteúdo, até mesmo em relação a leitura correta da tabela periódica.
A atividade não só os divertiu como revisou conteúdo e tirou dúvidas pertinentes.

O jogo contou também com o auxílio da professora da turma, que auxiliou os alunos a lembrarem do conteúdo para responder as charadas (figura 3).

 Figura 1- Alunos do primeiro ano do ensino médio participando da atividade.

 Figura 2- Alunos utilizando materiais para responderas charadas.

   Figura 3- Professora Jaqueline Pinto auxiliando na atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário