PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Dia do Biólogo - Paleontologia


Por: Pedro Goulart

 

            No dia 29 de Setembro foram apresentadas no Evento "Um mergulho na Biologia" diversas áreas nas quais um biólogo pode atuar. Este evento teve o intuito de mostrar aos alunos algumas das possibilidades de trabalho que um biólogo pode exercer. As atividades foram realizadas com as turmas 101, 102, 201 e 301 do ensino médio politécnico do turno da manhã.
 
            Na barraca "Paleontologia" as atividades foram ministradas por Daniel Oliveira, Gabriela Menezes, Maikon Marks e Tiane Oliveira (Figura 1), bacharelandos em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) de São Gabriel.

Figura 1: Acadêmicos apresentado algumas ferramentas utilizadas em escavações.
            Os acadêmicos apresentaram alguns exemplares de fósseis (Figura 2) que pertencem ao Laboratório de Paleontologia da UNIPAMPA, falaram sobre a profissão de paleontólogo (Figura 3) e simularam com os alunos um processo de escavação (Figura 4) e limpeza de fósseis.

Figura 2: Acadêmicos apresentado alguns exemplares de fósseis.
 
Figura 3: Acadêmicos apresentando aos alunos algumas das possibilidades de trabalho.
 
Figura 4: Simulação lúdica de escavação a procura de fósseis.
 
            Os estudantes foram bastante cooperativos, participaram das atividades propostas com entusiasmos e se mostraram bastante concentrados e interessados durante as explicações dos acadêmicos. De acordo com o relato dos estudantes e dos professores da Escola, as atividades estavam muito boas, de fácil compreensão e alguns dos conteúdos abordados nas barracas já haviam  sido trabalhados em aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário