PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

RODA DE CONVERSA SOBRE SEXUALIDADE

Por Suelen Mattoso

Muitas pessoas acham que ao falar de sexualidade estamos falando de sexo, mas é importante entender que sexo se refere à definição dos órgãos genitais, masculino ou feminino, ou também pode ser compreendido como uma relação sexual, enquanto que o conceito de sexualidade está ligado a tudo aquilo que somos capazes de sentir e expressar.
Com este pensamento está sendo desenvolvido, por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, uma roda de conversa sobre sexualidade com alunos do ensino médio da E. E. de E. M. João Pedro Nunes (figura 1).
Em primeiro momento, para esta atividade, foi confeccionada uma caixa onde os alunos deveriam colocar dúvidas, escritas e sem identificação, para que assim não tivessem vergonha sobre seu questionamento. Essas perguntas foram lidas pelas bolsistas e selecionadas para que fossem usadas nos debates durante a roda de conversa.
A atividade que teve início no mês de outubro de 2014 e segue em continuidade na escola.
No dia 25 de setembro de 2015, foi realizada a roda de conversa com os alunos dos primeiros anos do ensino médio  do turno da tarde, dando continuidade ao projeto iniciado com o ensino médio no ano de 2014, como citado anteriormente (figura 2). Estes educando estão tendo atividades do tema este ano, já que são voltadas primeiramente ao ensino médio.

Figura 1- Bolsista tirando dúvidas dos alunos utilizando imagens com o auxílio de um projetor.
Figura 2- Conversa sobre DST’s com alunos do primeiro ano do ensino médio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário