Por Jamille
Scapin Eichner e Kaenara Munhoz
A
física é uma das disciplinas mais temidas pelos alunos. A forma como a física é
abordada em sala de aula, privilegiando-se o tratamento formal dos conteúdos
sem significado conceitual para o estudante, está bem distante dos fenômenos
físicos presentes no nosso cotidiano. Essa abordagem gera o desinteresse dos
alunos por essa disciplina.
Nesse
sentido, acreditamos que a utilização de uma abordagem mais qualitativa no
ensino fundamental, partindo das concepções que os alunos trazem, pode
propiciar a curiosidade e o interesse desses alunos em aprenderem a física.
Sabemos que a física está intrinsecamente associada ao cotidiano, rodeando
nossas ações e despertando curiosidades que geram questões que os homens
ambicionam responder.
Pensando
nisso, foi desenvolvida pela bolsista do PIBID Jamille Scapin Eichner, com o
auxílio da bolsista Kaenara Munhoz, da Escola Carlota Vieira da Cunha, uma
palestra intitulada “O que é Física?”, que faz parte de seu subprojeto
“Brincando de Física”. Tal atividade teve como objetivos propiciar ao aluno a
compreensão da física como a ciência que estuda a natureza e seus fenômenos e oportunizar
os mesmos a relacionar a Física com sua própria vivência em seu cotidiano. Os
educandos se mostraram envolvidos e entusiasmados em participar da palestra,
questionando e respondendo a questionamentos ao decorrer da atividade.
Fotografia 1: Palestra intitulada “O que é Física?”
.
Fotografia 2: Bolsista PIBID explicando a temática
aos alunos de 8°ano.
Fotografia 3: Bolsista PIBID comentando os objetivos
da Física.
Fotografia 4: Alunos expondo questionamentos sobre o
assunto da palestra.
Fotografia
5: Bolsista e alunos interagindo durante os questionamentos a cerca da
temática: “O que é Física?”
Nenhum comentário:
Postar um comentário