Por: Alexia Rodrigues Menezes
Nos
dias 14 de março e nos dias 6, 13 e 16 de abril de 2016, foi realizado com os
alunos do 2º ano (turmas 200, 201 e 202) e 3º ano (300 e 303) do Ensino Médio
da Escola João Pedro Nunes, a atividade Biota, o jogo da biodiversidade, que envolveu
no total 179 alunos (Figuras 1 e 2). Fazem parte do jogo as seguintes categorias
taxonômicas: Vírus, Bactérias, Protozoários, Algas, Fungos, Animais e Vegetais.
O
jogo é formado por 150 cartelas, cada uma contendo doze “dicas”, cuja leitura e
compreensão conduz à descoberta de um ser ou vivo ou entidade acelular. As
“dicas” contidas nas cartelas abordam aspectos relacionados com a: morfologia,
biologia celular, fisiologia, embriologia, ecologia, utilização econômica ou
medicinal e curiosidades sobre o “personagem” a ser desvendado. Em cada turma,
os alunos formaram grupos, com até 08 pessoas. Cada grupo, na sua vez, escolhia
um número de um a doze, que remetia a uma dica, na ficha do ser vivo sorteado
pelo facilitador (bolsista ID). As dicas eram solicitadas, até que algum grupo
(utilizando sua vez de jogar), desse um palpite de qual ser vivo se tratava. A pontuação do jogo se deu ao grupo que
entregava primeiro o papel escrito o nome do organismo corretamente, assim
conforme a entrega iria diminuindo a pontuação para segundo, terceiro e quarto
lugar.
Desta
forma, o jogo biota revê conceitos de Biologia Celular quando apresenta dicas
sobre sua organização, metabolismo, tipos de divisão e reprodução, presença ou
não de estruturas membranosas internas, capacidade respiratória, produção de
energia, tamanho, etc.
Figura 1: Alunos da turma 202, jogando o biota, o
jogo da biodiversidade.
Figura 2: Alunos da turma 201 participando do jogo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário