PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

O Desafio das Operações

Por: Maria Alice Syring de Moraes

Foi realizada no dia 24 de Agosto de 2016, na Escola Municipal Presidente João Goulart, a aplicação de um jogo sobre matemática básica com a turma 81, oitavo ano do ensino fundamental do turno da manhã.
            Para a realização desta atividade, os alunos da turma foram divididos em três grupos e tiveram o desfio de realizar os cálculos, que estavam com a bolsista-ID, correspondentes à operação sorteada pela professora (adição, subtração, multiplicação ou divisão), marcando ponto o aluno que primeiro executasse corretamente os cálculos, foi vencendor o grupo que marcou mais pontos (Figuras 1, 2, 3 e 4).
A compreensão dos alunos foi rápida e eficaz em relação à atividade e ao objetivo de sua realização. Atendendo todos os critérios propostos e ajudando um ao outro.


Figura 1: Alunos da turma 81 resolvendo as operações.


Figura 2: Alunos apoiando os colegas que resolviam as operações.


Figura 3: Estudantes resolvendo as operações.

Figura 4: Alunos esperando colega terminar o cálculo.

Jogo de Tabuleiro da Paleontologia

 Caroline Perceval Paz

No dia 24 de outubro de 2016, realizou-se uma intervenção com a turma 81 (8º ano, matutino) da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente João Goulart.

A intervenção tratava-se sobre paleontologia. A turma já havia tido uma aula teórica/prática sobre o assunto, e essa atividade teve o intuito de avaliar o conhecimento adquiridos pelos alunos através da outra atividade. A turma tinha mostrado um grande interesse e curiosidade com esse assunto, e eles foram tão participativos na parte teórica que esperava-se muita interação e satisfação através do jogo de tabuleiro composto de perguntas e respostas. Haviam perguntas com respostas diretas, outras de verdadeiro ou falso, algumas de múltipla escolha e outras de formar a palavra. A atividade aconteceu na quadra de esportes da escola, o material utilizado foi o tabuleiro de TNT, e para o jogo a turma foi dividida em dois grupos.

A turma continuou surpreendendo, pois sabiam a resposta da grande maioria das perguntas. Os grupos discutiam os assuntos e mostraram-se competitivos (Figuras 1, 2 e 3).

Figura 1: Bolsista-ID fazendo as perguntas do jogo para os grupos.

Figura 2: Alunos discutindo a resposta das perguntas do jogo em grupo.
Figura 3: Representantes de um dos grupos montando a palavra da resposta.

Entendendo o solo


Por: Caroline Perceval Paz



No dia 20 de outubro de 2016, realizou-se uma intervenção com a turma 63 (6º ano, vespertino) da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente João Goulart.

A intervenção tratava-se sobre solos. A atividade teve início com apresentação de slides (Figuras 1 e 2), que abordava tópicos referentes a solos como definição, funções, composição, classificação, horizontes, erosão e também dando enfoque a preservação do solo. A seguir, realizamos a exibição do vídeo “Vamos falar sobre solos” (Figura 3).

A atividade foi com conteúdo introdutório de solos, com o intuito de preparar os alunos para alcançar um melhor desempenho em jogos e aulas práticas sobre esse assunto.

A intervenção foi de grande proveito, pois os alunos foram muito participativos, debateram sobre o assunto e fizeram várias perguntas. Houve uma grande troca de informações.

Figura 1: Alunos assistindo a explicação teórica.

Figura 2: Bolsista-ID realizando a explicação teórica.
Figura 3: Estudantes assistindo o vídeo.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL – CONVERSANDO SOBRE RECICLAGEM

Por: Josana Maria Tiburcio
As atividades relacionadas à urbanização e à industrialização causam grandes transformações nos ecossistemas, principalmente porque liberam grande quantidade de resíduos no ambiente. A emissão desses resíduos em quantidades significativas causa alterações nas características abióticas do ecossistema, provocando sérios danos ao meio biótico. Essas alterações são chamadas poluição. Os resíduos liberados pelas atividades humanas podem causar a poluição do ar, da água e do solo. Entre esses resíduos, podemos destacar o esgoto, os gases poluentes e o lixo, sendo este último um dos principais problemas gerados pela sociedade atual, observado principalmente nas grandes cidades. A sociedade contemporânea vive a “cultura do descartável” e, com isso, aumenta a quantidade de lixo.
     Com essa realidade atual, é de grande importância que sejam apresentadas praticas ecologicamente corretas para os alunos, e assim cativar uma conscientização a cerca do meio ambiente desde cedo, a escola tem a responsabilidade de dar suporte para o desenvolvimento de uma educação Ambiental de qualidade, estabelecendo o meio ambiente como patrimônio de todos, conduzindo os alunos a serem agentes ativos e não passivos e meros espectadores.        
          Com a finalidade de orientar e mostrar os problemas causados pelo lixo foi realizado uma palestra no dia 15 de setembro de 2016 com os discentes do 7° ano da Escola Municipal do Ensino Fundamental Presidente João Goulart (Figura 1). Nesta conversação os 3 “erres”  tiveram destaque - três ações simples: reduzir, reutilizar e reciclar. E para completar a atividade foi realizado um Quiz, onde os alunos formaram grupos e testaram seus conhecimentos sobre o assunto abordado na palestra (Figuras 2 e 3). 

Figura 1- Palestra sobre educação ambiental.


Figura 2- Alunos da turma 72 participando do quiz.


Figura 3- Bolsista conduzindo o jogo.





        

domingo, 30 de outubro de 2016

Movimento Feminista

Por: Carine Alves e Viviane Wallau


Durante a manhã do dia 24 de outubro de 2016, foi realizada uma segunda intervenção falando sobre o feminismo. A atividade foi realizada na E.E.E.M João Pedro Nunes, com a turma 202, do 2º ano do ensino médio da escola. Foi oferecido aos alunos um vídeo, no qual tratava-se de um debate entre uma feminista e uma anti-feminista. O vídeo “ Dois lados da moeda: Feminismo” abordava visões e opiniões opostas, o que serviu para incentivar os estudantes a refletirem sobre o assunto, criticarem as questões discutidas no vídeo, discutirem aspectos do cotidiano que poderiam ser relacionados ao que era tratado no debate. O objetivo da aula seria, após os alunos assistirem o vídeo, gerar um momento de discussão, mas apesar dos alunos terem discutido e expressado seus pontos de vista, durante o debate não houve conflito de opiniões, pois os alunos defenderam a visão feminista, não se opondo aos ideais do movimento. 

Fig.1 - Alunos da turma 202, assistindo ao vídeo.


Fig. 2 e 3 – Mostrando os grupos formados pelos estudantes, durante a discussão.



Movimento Feminista

Por: Carine Alves e Viviane Wallau

    Na manhã do dia 21 de outubro de 2016, na E.E.E.M João Pedro Nunes ocorreu uma atividade sobre o Movimento Feminista.  A atividade foi realizada com as turmas 201 e 202, ambas do ensino médio.

    A atividade teve como objetivo introduzir o tema feminismo, para futuras intervenções com o assunto. Durante a intervenção foram abordados conceitos, o que defende o movimento, ideias e pautas, assim como curiosidades. Também foram levantadas questões para que os estudantes refletissem e interagissem.  


Imagem 1 e 2- Bolsistas desenvolvendo explanação.


Imagem 3 e 4 - Estudantes assistindo a explicação.


quinta-feira, 27 de outubro de 2016

QUEM SÃO OS NUTRIENTES? PARTE II

QUEM SÃO OS NUTRIENTES?

PARTE II
Por: Alice Lemos Costa
Ocorreu entre os dias 03 e 10 de Setembro de 2016, na E.E.E.M. João Pedro Nunes, atendendo 24 alunos do 4° ano do ensino fundamental (turno da manhã), a intervenção “Quem são os Nutrientes”.
Os alunos revisaram o conteúdo já aplicado na intervenção anterior “Qual a Origem dos Alimentos”, efetuando um exercício em grupo.
A seguir, o conteúdo “Quem são os Nutrientes”, foi introduzido pela bolsista ID. A explanação teórica ocorreu com o auxílio do material didático data show, contendo slides com fotos de alimentos do cotidiano como: arroz, feijão, massas, ovos, peixes, margarina, tomate, sal de cozinha, entre outros.
Após, efetuou-se a leitura e exercícios dispostos em uma folha de atividades. Nela havia figuras e espaços para preencher a categoria nutricional de alimentos já trabalhados em sala de aula. Esta folha foi acoplada no caderno dos discentes e corrigida pela bolsista ID.
Os alunos participaram da “Mostra Nutricional”, separando e identificando alimentos do dia a dia. Efetuaram a seguir o plantio dos feijões (experimento realizado na atividade anterior “Qual a Origem dos Alimentos?”).
Ao final da atividade, os estudantes participaram do jogo “Show do Milhão”, objetivando revisar todo o conteúdo trabalhado, por intermédio de um jogo de entretenimento.




Figura 01: Discente efetuando a atividade de revisão no quadro.


Figura 02: Alunos participando da explanação oral do conteúdo.


Figura 03: Estudantes completando a folha de atividades, relacionada ao conteúdo trabalhado.

Figura 04: Trabalho realizado na folha de atividades pelos alunos.



Figura 05: Alunos participando da “Mostra Nutricional”

Figura 06: Feijões germinados, cultivados e plantados pelos alunos.


Figura 07: Estudantes participando do jogo Show do Milhão.

Clube de Ciências :A utilização da fotografia para sensibilizar a comunidade escolar sobre questões ambientais.


Por Nadine Igisck e Andressa Xavier Rodrigues
O grupo PIBID da escola Carlota Vieira da Cunha escolheu trabalhar com registros fotográficos da realidade local dos alunos em função do Dia Mundial da Fotografia comemorado anualmente em 19 de agosto. A escolha do dia 19 de agosto para celebrar esta data é uma homenagem a invenção do daguerreótipo, o antecessor das câmeras fotográficas. Foi em 19 de agosto de 1839 que a Academia Francesa de Ciências anunciava mundialmente a nova invenção. Este aparelho foi desenvolvido pelo francês Louis Daguerre, em 1837, graças aos estudos de Joseph Niépce, que havia criado à héliographie alguns anos antes. Em 1839 também foi inventado o calótipo, outro sistema de captura de imagens, criado por William Fox Talbot. Por causa dessas incríveis invenções, 1839 se consagrou como o Ano da Invenção da Fotografia.
A utilização de fotografia como recurso didático promove a reflexão crítica e o diálogo entre os educandos. Foi proposta que os alunos retratassem através de fotografias a sua realidade local uma vez que esta atividade estimula a percepção do indivíduo para que com este exercício os mesmos consigam reconhecer os problemas ambientais que os rodeiam. E desta forma problematizar com os seus colegas o impacto em nossas vidas ao jogar lixo em local inadequado.
Figura 1: Os alunos do Clube de Ciências escutando a palestra sobre o histórico da fotografia.


Figura 2 : A bolsista Pibid apresentando a proposta de atividade em função ao Dia Mundial da Fotografia.

Clube de Ciências:O Folclore e o Ensino de Ciências.

 Por Andressa Xavier Rodrigues e 
Nadine Pereira Igisck
Os alunos do Clube de Ciências da Escola Carlota Vieira da Cunha escolheram o Arroz Carreteiro como prato típico da culinária gaúcha, característico da nossa região para apresentar no dia 16 de Setembro, os mesmos foram orientados a pesquisar sobre o histórico do carreteiro no Rio Grande do Sul e quais os processos químicos que estão ocorrendo para que a carne permaneça conservada, após a pesquisa o assunto foi debatido em uma roda de conversas.
Com o intuito de estimular a reflexão e o diálogo foi escolhido um tema abordando Cultura e Ciência. Pois, o ser humano constitui-se de vários saberes e entre eles estão os saberes populares que estão presentes na nossa cultura, sendo que a utilização do saber popular para atrair a atenção dos alunos é uma estratégia de ensino que tem por objetivo a descoberta e valorização da nossa cultura gaúcha.

Figura 1: Integrantes do Clube de Ciências escutando a narração de lendas e histórias da Cultura do Rio                                                                                                                Grande do Sul


Figura 2: Alunos integrantes do Club de Ciências, junto com a pibidiana Nadine e a supervisora Maria Aparecida atendendo a comunidade escolar na Amostra Culinária.  


Figura 3: Amostra Culinária da Escola Carlota Vieira da Cunha.



sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Dia Mundial da Alimentação

Dia Mundial da Alimentação

Jessica Queretti Pereira

            O mural da escola João Goulart, no mês de outubro, foi realizado com o tema referente ao dia mundial da alimentação, que é comemorado no dia 16 de outubro. Esta data foi escolhida por ser uma das datas comemorativas que mais se relaciona com o projeto “Saúde na Escola”, desenvolvido por esta bolsista-ID, e por ser um dos temas abordados com os alunos dentro desse projeto. Esse mural teve como objetivo transmitir o conhecimento e conscientizar os alunos da importância de uma alimentação saudável e os malefícios de uma alimentação não saudável.
            O mural (Figura 1) foi composto por uma maçã com dados sobre o dia mundial da alimentação, falando sobre a importância dessa data, porque comemorá-la. Apresentamos também, uma divisão da alimentação saudável com exemplos de alimentos saudáveis, tanto escritos como em imagem, e da alimentação não saudável e seus respectivos alimentos, mostrando o que devemos comer e porque devemos comer.
Além disso, havia imagens que mostravam os dez passos para uma alimentação saudável, uma família saudável e um “tabuleiro” com dicas para alimentação saudável.
         Assim conseguimos mostrar de forma visual e cultural uma data comemorativa importante na saúde e no bem estar dos alunos, passando conhecimento e prezando a conscientização de que aquela frase “somos o que comemos” pode ser relacionada diretamente com a nossa saúde, onde devemos ser somente alimentos saudáveis.
Figura 1: Mural comemorativo do dia mundial da alimentação, na escola João Goulart.


Figura 1: Mural comemorativo do dia mundial da alimentação, na escola João Goulart.


Agrotóxicos

Por Cassiano Rodrigues

        Foram realizadas nos dias 26 de Setembro e 3 de Outubro de 2016, intervenções sobre o tema “Agrotóxicos” na E. E. E. M. João Pedro Nunes. As atividades ocorreram com as turmas 9ºA (nono ano do ensino fundamental) e 200 (2º ano do ensino médio), e iniciaram com uma apresentação em slides sobre o tema (figuras 1 e 2), seguida de um jogo (figura 3). A apresentação abordou os seguintes tópicos: definição de agrotóxicos, tipos, malefícios para o corpo humano e meio ambiente e alternativas ao uso, também foi feito o uso de um vídeo mostrando uma reportagem sobre agrotóxicos. O jogo realizado foi em forma de trilha, no qual os alunos passaram por diversas etapas da aplicação e descarte de agrotóxicos.

Figura 1. Bolsista realizando a explanação na turma 200.

Figura 2. Apresentação sendo realizada na turma 9ºA.

Figura 3. Alunos da turma 200 realizando o jogo.

terça-feira, 18 de outubro de 2016

Vida de Cão

Vida de Cão


Renata Machado Castro


No dia 28 de setembro, quarta-feira, no turno da manhã, foi desenvolvida uma atividade com os alunos das turmas 71 (Figura 1) e 72 (Figura 2) da E.M.E.F. Presidente João Goulart. Nessa atividade, foi lido o conto literário “Vida de Cão”, da autora Simone Barcelos Gutkoski, o qual tratava de assuntos como maus tratos à animais, abandono e eutanásia. Após a leitura, os alunos assistiram a um vídeo que ilustrava o conto. Apesar de inicialmente mostrarem-se um tanto chocados, acabaram interessando-se bastante pelo assunto, participando da atividade e relataram terem gostado muito do tema e do como ele foi abordado.


20160928_112749.jpg
Figura 1: Alunos da turma 71 da E.M.E.F. Presidente João Goulart após o desenvolvimento da atividade em sala de aula.


Foto 71.jpg
Figura 2: Alunos da turma 72 da E.M.E.F. Presidente João Goulart durante o desenvolvimento da atividade em sala de aula.

domingo, 16 de outubro de 2016

Brinando com os sentidos


Brincando com os sentidos

Por: Jessica Queretti

         No dia 29 de setembro realizou-se uma atividade a pedido da professora responsável pela turma 22, 2° ano do ensino fundamental, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente João Goulart, com o intuito de ensinar quais são os 5 sentidos e demonstrar a importância de cada um, estimulando-os através de brincadeiras e danças.
          Em um primeiro momento levou-se os alunos para o laboratório de ciências/ sala de leitura, onde conversamos com eles sobre quais eram os sentidos, a função de cada um, qual a importância, exemplos das funções e como eles os utilizavam. Em um segundo momento, foi passada a música “Cabeça, ombro, joelho e pé,” onde os educandos tinham que realizar os movimentos citados na música, porém em cada rodada não era cantada uma parte, o que facilitou e execução dos movimentos. Na sequência foi passada a dança da “estátua”, onde eles estimulavam as mãos e a audição (Figura 1). Houve também a brincadeira do “morto vivo” que estimulou a audição e a visão, visto que a bolsista-ID participou da atividade fazendo movimentos contrários (Figura 2). Por fim, os alunos ouviram a música “Os dedinhos” que indicava o nome de cada dedo, mostrando a importância desses para o tato (Figura 3).

          A atividade foi bastante positiva, visto que os alunos estavam bem animados e entusiasmados, chegando até ao ponto máximo de agitação. Além disso, eles participaram das atividades e respondiam as perguntas de acordo com seus conhecimentos.


 Figura 1: Alunos dançando “estátua”.


Figura 2: Alunos esperando para “morto vivo”.

Figura 3: Estudantes e Bolsista ID estimulando o tato, através da música “Os dedinhos”.

Falando sobre profissões: Mês do Biólogo

Falando sobre profissões: Mês do Biólogo
Por : Nataly Duarte
                Realizou-se no dia 23 de Setembro de 2016 uma atividade referente ao dia do biólogo, com a turma 63, 6° ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente João Goulart, do turno da tarde (Figuras 1 e 2).
                O objetivo desta atividade foi apresentar-lhes o amplo ramo de trabalho do biólogo, e também das profissões que eles gostariam de saber mais, como por exemplo: carreira militar, médico veterinário, dentre outros, incentivando-os a seguirem nos estudos para que alcancem seus objetivos de carreira profissional (Figura 3).

                Como forma de avaliação foi proposto aos alunos que escrevessem, em um papel, as dúvidas que possuem sobre as profissões, as quais serão esclarecidas na próxima atividade com a turma.

Fig. 1 Alunos da turma 63.

Fig.2 Alunos da turma 63 ouvindo a palestra.

Fig. 3 Apresentação das profissões.



sábado, 15 de outubro de 2016

A Importância da Paleontologia

Por Ana Caroline Machado Gonçalves, Joseane Salau Ferraz

Foi realizada no dia 04 de outubro de 2016, na escola E.E.E.M. João Pedro Nunes, atividade com as turmas de 1º, 2º e 3º anos do ensino médio do turno da manhã. O intuito era compartilhar saberes sobre a importância da Paleontologia, e quão esta ciência esta ligada com a Biologia, para compreender sobre a evolução da vida.
 Utilizando recursos de mídia, foram apresentados aos alunos os conceitos básicos sobre fósseis, vestígios fossilíferos e ainda foi falado sobre o profissional da área da paleontologia, bem como os processos de formação de rochas.
Os materiais utilizados (registros fósseis) foram cedidos pelo Prof. Dr. Felipe L. Pinheiro, pesquisador do Laboratório de Paleobiologia, que gentilmente colaborou para a elaboração desta atividade. 
     Figura 1: bolsistas-ID falando mais sobre o laboratório de Paleobiologia da Unipampa
Figura 2: Bolsista-ID desenhando um afloramento onde encontram- se os fósseis

Figura 3: Bolsista- ID explicando o processo de formação de rochas sedimentares