QUEM SÃO OS NUTRIENTES?
Por: Alice Lemos Costa
A atividade ocorreu entre os dias 16 e 30 de Setembro de 2016, atendendo
28 alunos da turma 4ºB (4°ano do ensino fundamental do turno da tarde), da
E.E.E.M João Pedro Nunes. Disposta em duas etapas, aplicadas no laboratório de
ciências da escola.
Inicialmente os alunos fizeram uma atividade de avaliação, revisando o
conteúdo já aplicado na intervenção anterior “Qual a Origem dos Alimentos”.
Figuras de alimentos já trabalhados foram anexadas ao quadro, onde os alunos
preencheram qual a sua origem e efetuaram a correção das respostas realizadas.
Introduzindo um novo assunto, “Quem são os Nutrientes”, a bolsista ID
efetuou a explanação teórica do conteúdo, através do material didático data
show. Os slides continham fotos de alimentos do cotidiano como: arroz, feijão,
massas, pães; representando os carboidratos. Carnes de porco e gado, ovo,
peixe, salame, leite; representando proteínas. Óleo de soja, margarina e
maionese; como lipídeos. Laranja, mamão, tomate, banana, maracujá; como
vitaminas. Água, feijão e couve (ricos em ferro), sal de cozinha (rico em
iodo); como água e sais minerais.
Seguindo com a aula, os alunos efetuaram a leitura de exercícios
dispostos em uma folha de atividades (anexo II). Nela havia figuras e espaços
para preencher a categoria nutricional dos alimentos (carboidratos, lipídeos,
proteínas, vitaminas, água e sais minerais), de acordo com a figura ilustrada.
Esta folha foi acoplada no caderno dos discentes e corrigida pela bolsista ID.
Com o intuito de proporcionar a relação destes nutrientes com os
alimentos, os discentes participaram da amostra nutricional. Alimentos já
trabalhados e citados à cima foram dispostos em amostras, distribuídos e
selecionados pelos os alunos de acordo com sua categoria.
A seguir os alunos efetuaram o plantio dos feijões (experimento
realizado na atividade anterior “Qual a Origem dos Alimentos?”). Visando a
importância dos solos para a produção dos alimentos, seja de origem animal ou
vegetal.
Ao final da atividade, os alunos participaram do jogo “Show do Milhão”.
Divididos em grupos, ocuparam a categoria de: placas, universitários e jogador
principal. As ordens foram sorteadas aleatoriamente, conforme o jogador
principal errava a questão, toda a equipe de apoio era sorteada novamente,
proporcionando que todos os discentes participassem da atividade.
Figura 01: Discente da E.E.E.M João Pedro
Nunes efetuando a atividade no quadro.
Figura 02: Alunos da E.E.E.M João Pedro Nunes
participando da explanação oral do conteúdo.
Figura 03: Estudantes da E.E.E.M João Pedro
Nunes completando a folha de atividades, relacionada ao conteúdo trabalhado.
Figura 04: Trabalho realizado na folha de
atividades pelos os alunos da E.E.E.M João Pedro Nunes
Figura 05: À esquerda, discentes da turma
4°B, (4° ano do Ensino Fundamental) da E.E.E.M João Pedro Nunes com o bolsista
ID convidado; à direita a mesa montada pelos alunos na amostra nutricional.
Figura 06: À
esquerda, amostras dos feijões cultivados pelos alunos da E.E.E.M João Pedro
Nunes; no centro discente com os feijões; à direita a realização do plantio.
Figura 07: Alunos
da E.E.E.M João Pedro Nunes participando do jogo Show do Milhão, à esquerda
jogador principal pedindo o auxílio das placas; no centro jogador principal
após ganhar a rodada; à direita universitários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário