PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

EDUCAÇÃO AMBIENTAL – CONVERSANDO SOBRE RECICLAGEM

Por: Josana Maria Tiburcio
As atividades relacionadas à urbanização e à industrialização causam grandes transformações nos ecossistemas, principalmente porque liberam grande quantidade de resíduos no ambiente. A emissão desses resíduos em quantidades significativas causa alterações nas características abióticas do ecossistema, provocando sérios danos ao meio biótico. Essas alterações são chamadas poluição. Os resíduos liberados pelas atividades humanas podem causar a poluição do ar, da água e do solo. Entre esses resíduos, podemos destacar o esgoto, os gases poluentes e o lixo, sendo este último um dos principais problemas gerados pela sociedade atual, observado principalmente nas grandes cidades. A sociedade contemporânea vive a “cultura do descartável” e, com isso, aumenta a quantidade de lixo.
     Com essa realidade atual, é de grande importância que sejam apresentadas praticas ecologicamente corretas para os alunos, e assim cativar uma conscientização a cerca do meio ambiente desde cedo, a escola tem a responsabilidade de dar suporte para o desenvolvimento de uma educação Ambiental de qualidade, estabelecendo o meio ambiente como patrimônio de todos, conduzindo os alunos a serem agentes ativos e não passivos e meros espectadores.        
          Com a finalidade de orientar e mostrar os problemas causados pelo lixo foi realizado uma palestra no dia 15 de setembro de 2016 com os discentes do 7° ano da Escola Municipal do Ensino Fundamental Presidente João Goulart (Figura 1). Nesta conversação os 3 “erres”  tiveram destaque - três ações simples: reduzir, reutilizar e reciclar. E para completar a atividade foi realizado um Quiz, onde os alunos formaram grupos e testaram seus conhecimentos sobre o assunto abordado na palestra (Figuras 2 e 3). 

Figura 1- Palestra sobre educação ambiental.


Figura 2- Alunos da turma 72 participando do quiz.


Figura 3- Bolsista conduzindo o jogo.





        

Nenhum comentário:

Postar um comentário