Por:
Amanda Oliveira Travessas
Os aracnídeos fazem parte do
grupo dos artrópodes, e entre os mais conhecidos estão as aranhas, os
escorpiões, os carrapatos e os ácaros. As aranhas são animais bem peculiares
comparados aos outros artrópodes e estão muito presentes no nosso
cotidiano.
A ordem Araneae reúne
atualmente 110 famílias distribuídas em 3821 gêneros e 42055 espécies,
mostrando nas últimas décadas um aumento progressivo no conhecimento das
espécies e sua distribuição mundial (PLATNICK, 2011). O primeiro catálogo de
aranhas do estado do Rio Grande do Sul foi apresentado por MELLO-LEITÃO (1943),
o qual relacionou 431 espécies, pertencentes a 173 gêneros e 31 famílias.
As aranhas
possuem um sistema nervoso bem desenvolvido e, além disso, possuem a presença
do coração em toda a parte interna do seu corpo. Já na parte externa, o corpo
da aranha é dividido em duas principais partes: o prossomo (cefalotórax) e
opistossomo (abdome) que estão interligadas pelo pedicelo (estrutura
responsável pela união do prossomo e opistossomo). Estes animais são chamados
de quelicerados por possuírem estruturas chamadas quelíceras, as quais possuem
a função de ejetar o veneno, que é utilizado para a defesa e para estratégia de
predação. E as teias são produzidas pelas estruturas que se localizam na parte
de trás das aranhas, que se chamam fiandeiras.
No dia 30
de Junho de 2017, foi realizada uma intervenção na turma 70 da Escola João
Goulart sobre as principais aranhas do Rio Grande do Sul, a qual iniciou com
uma breve explicação da bolsista ID em forma de uma aula expositiva dialogada,
no segundo momento os alunos montaram um quebra-cabeça das principais
estruturas externas da aranha e também folhearam um livro sobre aranhas do Rio
Grande do Sul, e no último momento os alunos assistiram a vídeos com
curiosidades sobre as aranhas e a ecologia destes animais.
Na intervenção foi avaliada a participação e o
interesse dos alunos ao aprenderem mais sobre o assunto abordado.
Figura 1: Bolsista ID dando uma
breve explicação em forma de aula expositiva dialogada aos alunos.
Figura 2: Alunas montando o quebra-cabeça
das estruturas externas da aranha.
Figura 3: Alunos
folheando o livro Guia ilustrado aranhas do Rio Grande do Sul – Brasil (Estevam
Luís Cruz da Silva, Juliane Bentes Picanço, Arno Antonio Lise).
Figura 4: Alunos assistindo
vídeos de curiosidades sobre as aranhas.
Eu gostaria muito de conseguir esse livro "Guia ilustrado aranhas do Rio Grande do Sul", seja digital ou impresso. Se alguém tiver pode entrar em contato comigo pelo instagram @meliponarioseth
ResponderExcluir