PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

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segunda-feira, 24 de julho de 2017

Aranhas do Rio Grande do Sul

                                                           Por: Amanda Oliveira Travessas
 
Os aracnídeos fazem parte do grupo dos artrópodes, e entre os mais conhecidos estão as aranhas, os escorpiões, os carrapatos e os ácaros. As aranhas são animais bem peculiares comparados aos outros artrópodes e estão muito presentes no nosso cotidiano. 
A ordem Araneae reúne atualmente 110 famílias distribuídas em 3821 gêneros e 42055 espécies, mostrando nas últimas décadas um aumento progressivo no conhecimento das espécies e sua distribuição mundial (PLATNICK, 2011). O primeiro catálogo de aranhas do estado do Rio Grande do Sul foi apresentado por MELLO-LEITÃO (1943), o qual relacionou 431 espécies, pertencentes a 173 gêneros e 31 famílias.
As aranhas possuem um sistema nervoso bem desenvolvido e, além disso, possuem a presença do coração em toda a parte interna do seu corpo. Já na parte externa, o corpo da aranha é dividido em duas principais partes: o prossomo (cefalotórax) e opistossomo (abdome) que estão interligadas pelo pedicelo (estrutura responsável pela união do prossomo e opistossomo). Estes animais são chamados de quelicerados por possuírem estruturas chamadas quelíceras, as quais possuem a função de ejetar o veneno, que é utilizado para a defesa e para estratégia de predação. E as teias são produzidas pelas estruturas que se localizam na parte de trás das aranhas, que se chamam fiandeiras.
No dia 30 de Junho de 2017, foi realizada uma intervenção na turma 70 da Escola João Goulart sobre as principais aranhas do Rio Grande do Sul, a qual iniciou com uma breve explicação da bolsista ID em forma de uma aula expositiva dialogada, no segundo momento os alunos montaram um quebra-cabeça das principais estruturas externas da aranha e também folhearam um livro sobre aranhas do Rio Grande do Sul, e no último momento os alunos assistiram a vídeos com curiosidades sobre as aranhas e a ecologia destes animais. 
 Na intervenção foi avaliada a participação e o interesse dos alunos ao aprenderem mais sobre o assunto abordado.

 Figura 1: Bolsista ID dando uma breve explicação em forma de aula expositiva dialogada aos alunos.

 Figura 2: Alunas montando o quebra-cabeça das estruturas externas da aranha.

Figura 3: Alunos folheando o livro Guia ilustrado aranhas do Rio Grande do Sul – Brasil (Estevam Luís Cruz da Silva, Juliane Bentes Picanço, Arno Antonio Lise).

Figura 4: Alunos assistindo vídeos de curiosidades sobre as aranhas.


 

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