Lixo
Por Carmem Santos
Com o crescimento populacional no Brasil nas últimas décadas, principalmente nos grandes centros urbanos, o destino do lixo tornou-se um grande problema ambiental e de saúde pública.
Todas as cidades enfrentam diversos tipos de problemas, quanto maior a cidade mais as adversidades são acentuadas. Diante dessa afirmativa, um dos problemas que mais se destaca é a questão do lixo, principalmente o sólido.
Diariamente as cidades emitem uma enorme quantidade de lixo e grande parte desses detritos não são processados, ou seja, o excedente vai sendo armazenado em proporções alarmantes. O problema cresce gradativamente, devido o elevado número de pessoas no mundo e o grande estímulo ao consumo presente nas sociedades capitalistas (Mundo Educação).
A intervenção foi realizada no dia 30 de junho de 2017, com a turma 62 do 6º ano da E.M.E.F. Presidente João Goulart. Iniciou-se a aula com uma explanação teórica sobre o que é o lixo (Figura 1).
Dando seguimento a aula com a exposição de slides, com o conteúdo que relata sobre os diversos tipos de lixos produzidos pelo homem e seu destino final (Figura 2).
Logo após foi apresentado um vídeo intitulado o homem, demonstrando o efeito do consumismo humano a longo prazo e suas consequências ( figura 3 ). Em seguida um documentário, reciclagem e o meio ambiente.
Os alunos foram participativos fazendo comentários sobre os tipos de lixo e as formas de descarte na natureza.
Figura 1: Explanação sobre o que é o lixo. |
Figura 2: Explicação sobre aterro sanitário. |
Figura 3: Vídeo O Homem. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário