PIBID BIOLOGIA - UNIPAMPA

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domingo, 17 de dezembro de 2017

Aves do Pampa




Amanda Oliveira Travessas

         A observação de aves desenvolveu-se na Inglaterra no fim do século XVIII como lazer primordialmente aristocrático, se popularizando nos Estados Unidos quase um século depois, em 1873, após a criação da primeira organização para observação e estudo das aves: a Nutall Ornitological Club (MOURÃO, 2004). No Brasil, esta prática pedagógica é pouco difundida, com iniciativas pontuais e isoladas, que partem quase que exclusivamente de biólogos e ornitólogos. Entretanto, ela pode ser utilizada como ferramenta didática para a educação, particularmente a ambiental, pois seu caráter lúdico, prático, não conteudista, sensorial e experimental oferece múltiplas possibilidades para se trabalhar conteúdos e atitudes dos alunos a respeito da relação homem-natureza. A observação realizada na natureza promove uma gratificante atividade de lazer e descontração, proporcionando aos praticantes recompensas intelectuais, recreativas e científicas (ANDRADE, 1997). Este método geralmente mostra resultados positivos na apreensão facilitada de conteúdos formais previstos nos currículos escolares por contrapor-se ao desânimo provocado nos alunos pelos métodos tradicionais de ensino e pela falta de conectividade com a realidade, entre outros fatores (COSTA, 2007).
         Através da importância dessa prática pedagógica na educação formal, foi aplicada uma intervenção no dia 27 de Outubro de 2017 na escola municipal de ensino fundamental presidente João Goulart, no 7º ano (turma 70), com o intuito de informar as principais aves do Pampa, com o jogo da memória das Aves do Pampa e após uma observação de aves no pátio da escola.


Figura 1: Alunos durante o jogo da memória: “Aves do Pampa”.

Figura 2: Discentes durante a observação de aves.

Figura 3: Educando folheando o guia de aves utilizado durante a atividade. 

Figura 4: Alunos interagindo durante a atividade.

 





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